Últimas

Penedo: Conferências Territoriais discutem fortalecimento da agricultura familiar

Encontro reuniu representantes de instituições ligadas ao campo para debater agroecologia e alimentos saudáveis

 

A histórica cidade de Penedo recebeu nessa quarta-feira (9), a sexta etapa das Conferências Territoriais de Assistência Técnica e Extensão Rural. Realizada na Casa da Palavra, a conferência reuniu agricultores e autoridades dos municípios da região do Baixo São Francisco para debater demandas relacionadas ao tema: Ater, agroecologia e alimentos saudáveis.

 

Pré-requisito para as etapas estadual e nacional, as conferências territoriais buscam discutir propostas, estratégias e demandas da agricultura familiar de cada território alagoano, com o objetivo de elaborar um documento base para a Assistência Técnica e Extensão Rural.

Foram escolhidos os delegados representantes da região sul, que irão levar as propostas à conferência estadual, que deverá ser realizada em abril de 2016. Para Rita de Cássia Lima, superintendente de Pesquisa e Assistência Técnica do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater-AL), entidade executora das conferências,  trata-se de um momento de suma importância, pois reúnem-se, num mesmo espaço, representantes de governo, sociedade civil e agricultores familiares para discutir e propor ações de Ater.

 

“Temos um espaço democrático para discutir ações prioritárias, diretrizes para as políticas públicas de Assistência Técnica e Extensão Rural, que é de tanta importância para os agricultores rurais e principalmente aqui em Alagoas, onde sabemos que existe uma lacuna imensa para prestar esse serviço com qualidade, quantidade e continuidade. Esse é o grande gargalo em políticas públicas a ser trabalhado, o da assistência no campo, então precisamos avançar nesse sentido para responder às demandas e contribuir com o desenvolvimento de todo o Estado”, declarou a superintendente.

 

 

De acordo com o secretário de governo da prefeitura de Penedo, Bili Marques, o município quer atuar junto com o Governo do Estado, por meio da Emater-AL e com entidades de pesquisa, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no fortalecimento da agricultura familiar no Estado.

 

“Nós estamos buscando máquinas e equipamentos agrícolas e trabalhando com a distribuição de sementes, essa simbiose entre Governo do Estado e Município para atender os pequenos agricultores é o que dá sustentabilidade ao dia a dia de toda a sociedade”, pontuou Bili Marques.

 

Estiveram presentes no encontro o secretário de agricultura de Penedo, Ricardo Martins, a representante da Unidade Regional de Desenvolvimento Territorial da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Socorro Caraciolo, e membros do núcleo de desenvolvimento territorial da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

 

A sétima e última etapa das conferências territoriais de Ater está marcada para o próximo dia 15, em Porto Calvo, na região do Litoral Norte.

 

POr Agênciaalagoas

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *