Pesquisadores criam um chip que mede a temperatura e é alimentado por onda de rádio

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Este pequeno chip pode medir a temperatura onde ele é colocado e, mais interessante, ele não precisa de uma bateria, porque ele é alimentado pelas ondas de rádio oriundas da mesma rede sem fio que ele usa para se comunicar.

O sensor é um pequeno quadrado com apenas dois milímetros e pesando 1,6 miligramas, ele comunica a temperatura para um roteador dedicado nas proximidades. O chip possui uma pequena antena que capta a energia a partir dos sinais transmitidos pelo roteador. Uma vez energizado ele mede a temperatura e, em seguida, transmite um pequeno sinal para o roteador detectar. A frequência do sinal transmitido relaciona-se com a temperatura medida.

O chip é capaz de trabalhar sob uma camada de tinta, gesso ou concreto, o que demonstra o seu uso pretendido: a ideia é que os dispositivos minúsculos poderiam ser incorporados dentro de edifícios para manter um olho no ambiente. Segundo os pesquisadores, a mesma tecnologia deveria também permitir a construção de chips para a detecção de movimento, luz e umidade. E, apesar das ambições, os chips deverão ser surpreendentemente baratos, custando em torno de 20 cents de dólar para serem produzidos.

Há apenas um ponto de discórdia. Por enquanto o chip só pode perceber e transmitir seu sinal a um distância de reles 2,5 centímetros. Os pesquisadores, em última análise esperam conseguir aumentar isso para até 5 metros.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *