Últimas

Procon-SP orienta sobre golpes virtuais

O mundo moderno trouxe inúmeras praticidades. Comprar tudo que você precisa em poucos cliques está entre os hábitos mais comuns, especialmente entre os mais jovens. Apesar da facilidade, não dá para confiar em tudo quanto é promoção do universo on-line. Atualmente, a chamada Lista Negra do Procon-SP chega a marca 500 fornecedores. Essas companhias tiveram reclamações de seus clientes registradas na fundação, foram notificados e não responderam ou não foram encontrados, impossibilitando qualquer tentativa de intermediação entre as partes ou abertura de processos administrativos.

Também compõe essa lista sites criados exclusivamente para enganar o consumidor, que não realizam comércio eletrônico de produtos e serviços.

Para ajudar os adeptos do comércio eletrônico, a Fundação Procon-SP criou uma série de dicas valiosas para fugir dos golpes virtuais. Veja as recomendações:

– Procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, telefone e outras formas de contato além do e-mail). Cheque se essas informações estão certas;
– Prefira fornecedores renomados ou recomendados por amigos ou familiares;
– Desconfie de ofertas vantajosas demais;
– Não compre em sites em que as únicas formas de pagamento aceitas são o boleto bancário e/ou depósito em conta;
– Leia a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados;
– Imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a compra e a confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc).

Do Portal do Governo do Estado SP

Fonte: Rede Notícia www.redenoticia.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *