Últimas

Projeto de lei chinesa anti-criptografia preocupa companhias ocidentais

Da Redação do site Tudocelular.com.br

O Ministério da China disse hoje que as empresas de tecnologia dos Estados Unidos não têm nada a temer com a nova lei anti-terrorismo do país oriental, que poderá exigir das empresas a criação de “backdoors” em produtos de tecnologia como smartphones.

O projeto de lei de combate ao terrorismo tem causado preocupação nas capitais ocidentais, sobretudo quanto ao modo que o governo poderia exigir que as empresas de tecnologia instalem as backdoors em seus produtos ou obter acesso em informações confidenciais, como chaves de criptografia.

A lei, que está em análise no Parlamento da China, a Assembleia Nacional popular, é significativa porque tudo o que é importante para o mercado chinês, é importante para muitas empresas de tecnologia, que são afetadas pelas decisões políticas e econômicas do país. Por exemplo, durante o programa de 60 minutos da CBS no último domingo, intitulado “Dentro de Apple,” o CEO da companhia Tim Cook reiterou a sua convicção de que a China em breve será o maior e mais importante mercado da Apple. Porém, o próprio Cook é contrário a leis que exigem uma backdoor para os governos.

Apesar de ser questionado por planos semelhantes, o governo dos EUA expressou “sérias preocupações” sobre o que a China está pedindo com sua nova lei. Funcionários de Washington têm argumentado que a lei da China é um regulamento injusto visando empresas estrangeiras. Isso, óbvio, levou a China a apontar a hipocrisia do país de Obama.

“O que estamos fazendo é razoável e justo,” disse o porta-voz do Ministério de negócios estrangeiros chinês, Hong Lei. “Enquanto formulamos esta lei, nos referimos às leis de outros países, incluindo os Estados Unidos.”

As notícias sobre a nova lei da China seguem-se logo após a Apple opor-se à proposta do Reino Unido de dar poderes investigatórios derrubando a criptografia, argumentando que a medida poderia ferir os direitos dos cidadãos que cumprem a lei.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *