Últimas

Rede social "Nextdoor" ajuda usuários a conhecerem seus vizinhos para solução de problemas

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Nas grandes cidades, e muitas vezes até nas menores, a interação com os vizinhos é cada vez mais rara, já que as redes sociais têm se tornado um dos principais meios de conhecer pessoas. Pensando nisso, uma equipe lançou uma nova rede social com o objetivo de “quebrar o gelo” entre os vizinhos para que se conheçam e se ajudem em coisas simples.

Nos EUA, quase um terço da população não têm nenhuma interação com seus vizinhos, de acordo com um relatório citado no site CBS News, e em parte isso é devido a baixos níveis de confiança. O “Nextdoor” é a plataforma de rede social privada livre que visa mudar esse quadro. Com ela, os vizinhos podem se encontrar online, fazer perguntas, conhecer um ao outro, e resolver problemas tais como encontrar uma babá nas redondezas, ou vender seus utensílios usados para quem mora por perto.

A equipe, composta por 116 pessoas, integra a empresa sediada em São Francisco. O CEO e fundador Nirav Tolia explica que a nova rede social é para solucionar problemas, e não compartilhamento de fotos ou memes.

Nós somos uma rede social, mas somos uma rede social de resolução de problemas, por isso não se trata de atualizações de status, não se trata de compartilhamento de fotos. Agora a tecnologia pode desempenhar um papel em trazer de volta o senso de comunidade e Nextdoor é um quebra-gelo — não é um substituto para conversar com seus vizinhos, só torna tudo mais fácil para que isso que aconteça.

Claro que uma rede social com informações sobre o lugar onde o usuário vive pode ser potencialmente um atrativo para cibercriminosos, mas a empresa teve precauções para proteger os usuários. Para fazer um cadastro, é necessário a verificação do endereço e cada pessoa deve utilizar seu nome real. Também é possível escolher as informações que são exibidas e o site não mostra esses dados em resultados de buscas do Google. Eles se comprometem também a não fornecer informações para agências de publicidade.

A Nextdoor também pode ser usada como um “vigilante de vizinhança virtual” para tornar a comunidade mais segura. A empresa tem parceria com cerca de 1.500 departamentos de polícia em todo o país dos EUS, para facilitar o diálogo entre vizinhos e aplicação da lei.

Quando a empresa lançou o site, quase 30% dos norte americanos não conheciam um único vizinho pelo nome, de acordo com Tolia. Agora, o serviço está sendo usado por mais de 85.000 bairros em todo o país.

Ainda não se sabe, no entanto, se a empresa tem intenção de se expandir para outros países. Mas se a moda pegar, é bem possível que alternativas sejam criadas, inclusive no Brasil. Afinal, é uma ideia bem interessante que pode ser aproveitada por muitos.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *