Últimas

Roma volta a proibir circulação de carros por alto nível de poluição

Roma (AFP) – As autoridades de Roma decidiram nesta quinta-feira proibir a circulação de automóveis durante os dias 28 e 29 de dezembro, uma medida tomada devido aos altos níveis de poluição.

A mesma decisão foi tomada pela prefeitura de Milão (norte) de 28 a 30 de dezembro, para lutar contra a forte poluição e a presença das chamadas partículas finas.

A proibição será aplicada das 10h00 às 16h00 a todos os veículos privados, incluindo os ciclomotores e as motocicletas, segundo o decreto do comissário extraordinário, Francesco Paolo Tronca, responsável pela administração da capital italiana desde a renúncia do prefeito, no início de novembro.

Em troca será possível usar o transporte público por um dia com um boleto especial de 1,5 euros.

A medida também será aplicada em Pavía, ao sul de Milão.

A poluição do ar superou os níveis de alerta durante várias semanas em Roma, Milão e outras cidades italianas devido à falta de vento e chuva, elementos que costumam dispersar as partículas finas.

Em Roma e Milão não chove há 50 dias e segundo cálculos da imprensa dezembro foi particularmente quente.

Em Roma foi introduzido o rodízio, o que não deu os resultados esperados, em parte devido ao elevado número de veículos isentos e à falta de controles.

Nas duas cidades as autoridades aconselham limitar a calefação a 18 graus para lares e escritórios, com a exceção dos hospitais e das escolas.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *