Rumor sugere que Apple também esteja desenvolvendo GPUs

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Desde o lançamento do iPhone 5 (chip A6), a Apple vem projetando os seus próprios processadores, trazendo melhorias internas personalizadas para funcionar de acordo com as evoluções dos seus smartphones, como vimos com a chegada da primeira CPU 64-bit dentro do Apple A7 que foi lançado junto ao iPhone 5s.

Mas aparentemente a empresa de Cupertino não está satisfeita apenas em desenvolver usas CPUs e pode estar desenvolvendo também soluções in-house para co-processadores de movimento de alguns outros sensores.

O rumor mais recente sobre esta nova adoção mercadológica da Apple sugere que a empresa esteja desenvolvendo uma GPU própria que deverá ser lançada em algum produto nos próprios anos, com a finalidade de depender cada vez menos das unidades de fabricação PowerVR – que também são utilizadas por outras fabricantes de smartphones.

Tradicionalmente, os iPhones surpreendem a cada ano em benchmarks de GPU por causa das tecnologias utilizadas em chips PowerVR, embora a Apple pareça estar mais ambiciosa nesta questão, projetando uma maneira diferente para utilizar em seus futuros dispositivos.

A suposta solução gráfica da Apple, apesar dos primeiros comentários, ainda não está pronta para apresentação. É provável que só tenhamos algo realmente concreto dentro dos próximos anos, embora o objetivo geral é baratear os custos de produção visto que a própria empresa é quem estaria por trás disto.

E não é apenas a Apple que está de olho neste tipo de estratégia. A Samsung, por sua vez, deverá seguir o mesmo modelo com o lançamento da linha Exynos 8 de chips no início do próximo ano, sendo o Galaxy S7 o primeiro modelo da sul-coreana a adotá-la.

Embora pareça bastante interessante, é provável que a GPU personalizada da Apple não chegue já na próxima geração do smartphone.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *