Rússia dispara para afastar navio de pesca turco no Mar Egeu

Um destroier russo disparou com pequenas armas de fogo neste domingo para afastar um navio de pesca da Turquia e evitar uma colisão no Mar Egeu, informou o Ministério de Defesa russo, chamando as ações do navio turco de “provocativas”. O destroier Smetlivy não conseguiu fazer contato por rádio com a embarcação turca, à qual falhou em responder a sinalizadores, segundo informou o Ministério em comunicado. Assim, tiros de alerta foram disparados e o navio turco rapidamente mudou seu curso.

Tensões entre Moscou e Ancara têm se elevado desde que a Turquia derrubou um avião de guerra russo na fronteira com a Síria no último mês. O Ministério da Defesa russo convocou o adido de defesa da Turquia em Moscou sobre o que foi descrito como “ações provocativas” do navio turco. De acordo com o comunicado, o contra-almirante turco Ahmet Gunes foi alertado pelo vice-ministro russo Anatoly Antonov das “possíveis consequências danosas das ações irresponsáveis de Ancara ante o contingente militar russo que luta contra o terrorismo na Síria”.

O ministro de Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, falou a jornalistas após um encontro sobre a Líbia em Roma. Ele declarou que a Turquia vai ouvir a tripulação do navio de pesca antes de fazer um anúncio sobre o tema. Ele acrescentou, porém, que a Turquia não é favorável à escalada da tensão com a Rússia. “Não queremos tensão, queremos superá-la por meio do diálogo”, declarou Cavusoglu.

O incidente ocorreu na parte norte do Egeu, a cerca de 22 quilômetros da ilha grega de Lemnos, informou o ministério russo.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *