Últimas

Samsung pode dominar produção de chips a 10nm graças à aquisição da Synopsys

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Nos últimos anos Samsung e TSMC vêm travando uma verdadeira guerra para ver quem oferece o processo de fabricação mais refinado para chipsets e outros componentes eletrônicos. Atualmente, a sul-coreana aposta em produtos fabricados a 14nm, enquanto sua rival ainda está oferecendo soluções a 16nm. No entanto, ambas estão trabalhando a todo vapor para trazer ao mercado já em 2016 os primeiros módulos fabricados a 10nm.

Os rumores anteriores apontam que a TSMC teria a vantagem de trazer os primeiros chips a 10nm no terceiro trimestre de 2016, enquanto Samsung só teria algo pronto apenas no final do ano. Mas uma informação mais recente alega que a sul-coreana tenha adquirido a empresa Synopsys Inc para acelerar o desenvolvimento da nova era de chipsets e trazer a novidade ao mercado antes de sua rival.

A Synopsys conta com um vasto acervo de patentes voltadas para aplicações de software e solução de design de circuitos integrados que pode favorecer Samsung na produção dos seus novos chipsets a 10nm. As primeiras informações que temos é do novo componente integrado chamado de IC Compiler II, sendo o segundo da empresa neste ramo. Essa novidade permitiria Samsung acelerar o processo de desenvolvimento de novos componentes em até 10 vezes. Este diferencial poderia fazer Samsung ser a líder na era dos 10nm, já que Intel ainda não tem planos de trazer os primeiros SoCs com esta litografia tão cedo ao mercado.

É bom lembrar que a TSMC também é cliente da Synopsys, o que pode indicar que a mesma também use boa parte das novidades no desenvolvimento dos seus futuros chips, mas se Samsung realmente adquiriu a companhia para si, a sul-coreana poderá ter o diferencial que precisava para se destacar em 2016.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *