Últimas

Sem alarde, o Google está comprando boa parte da internet

Somente este ano, o departamento de investimentos independentes do Google – o Google Ventures – realizou 55 financiamentos, totalizando US$ 2,4 bilhões depositados em empresas de tecnologia. De Uber ao Medium, passando pelo Product Hunt e pelo TuneIn, o Google está comprando boa parte da internet sem qualquer alarde.

Desde 2009, o Google Ventures realiza investimentos em startups que, com o tempo, se tornaram marcas importantes tanto na internet quanto no mundo “analógico”. Em 2015, 31% de todo esse financiamento foi para empresas de pesquisa em ciência e saúde.

Produtos para o consumidor estiveram em segundo lugar nas prioridades do Google, consumindo 24% desse investimento, seguidos por plataformas empresariais (23%) e startups de gerenciamento de dados e inteligência artificial (13%). O Google Ventures pretende investir até US$ 1 bilhão em tecnologia e ciência até 2020.

Por meio desses investimentos, o Google potencializa empresas pequenas dando seus primeiros passos no Vale do Silício – e que podem se tornar marcas conhecidas mundialmente, como foi o caso do Uber. Em retorno, a empresa se torna dona de uma grande parcela de ações dessas startups quando elas passam a fazer parte da bolsa se valores, alimentando, assim, uma fonte de lucros a longo prazo.

Via GV Library

Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *