Smartwatches hackeados podem revelar as senhas que você digita no computador

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Preocupado com a segurança dos seus dados em seu celular? Um novo experimento mostra que seu smartwatch também pode ser uma grande brecha de segurança. Tony Beltramelli, estudante de mestrado na Universidade de TI de Copenhaga, mostrou que até mesmo o seu dispositivo vestível poderia ser usado para comprometer a sua privacidade, acompanhando todas as teclas que você digita, por exemplo.

Isso não quer dizer que você deve desistir do Apple Watch porque ele poderá vazar todos os seus segredos para hackers. O que Beltramelli tem sido capaz de demonstrar, através de projeto de sua tese de mestrado é que os movimentos aparentemente aleatórios controlados pelos sensores de movimento de um smartwatch podem ser analisados e utilizados para extrair o que o usuário está digitando, ou inserindo em um teclado numérico.

[embedded content]

Especialistas em segurança muitas vezes simulam o dia a dia de usuários para determinar padrões distintos e os movimentos que eles usam quando estão usando um teclado, o que poderia ser usado para ajudar a verificar a sua identidade como outra camada de segurança para a senha que está digitando. Assim, mesmo que você tenha uma frase secreta, somente o usuário real seria capaz de inseri-la corretamente.

Beltramelli está demonstrando exatamente tal problema com sua tese, mas mostrando um ângulo diferente e mais preocupante. Em vez de verificar um usuário com base nas teclas pressionadas, ele está usando seus padrões de digitação distintas para determinar cegamente o que exatamente eles estão digitando. E dado que a maioria dos teclados do mundo são de tamanho similar com o mesmo layout alfanumérico, não é terrivelmente difícil para um algoritmo captar os movimentos do braço do usuário e determinar as senhas digitadas.

Você não precisa jogar o seu smartwatch fora, porque Beltramelli não demonstrou uma maneira confiável de comprometer e capturar dados de rastreamento de movimento de um dispositivo vestível. Sua pesquisa foi realizada com um smartwatch ele tinha acesso completo. Mas é um bom lembrar para ser extremamente cuidadoso sobre os aplicativos que você está baixando e instalando em seu telefone e smartwatch, porque até mesmo os dados aparentemente inócuos poderiam ser usados contra você.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *