Últimas

Snapdragon 820 vem apresentando grande desempenho e baixo aquecimento

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Ontem revelamos as nossas primeiras impressões com o smartphone conceitual da Qualcomm com Snapdragon 820. Agora, sites internacionais começam a realizar bateria de testes mais completa com todos os benchmarks que estamos acostumados a ver diariamente. Os resultados foram comparados aos modelos mais potentes do mercado, especialmente aqueles com Snapdragon 810 e Exynos 7420. A boa notícia é que além de trazer um grande ganho no desempenho, a nova solução da Qualcomm não apresenta problema de superaquecimento como seu antecessor.

O Snapdragon 820 é o primeiro chipset com processador 64-bit com arquitetura própria da Qualcomm que recebe o nome de Kryo. A novidade é fabricada a 14nm FinFET LPP pela Samsung, o que garante uma redução de 30% no consumo comparado ao Snapdragon 810 fabricado a 20nm pela TSMC. Nos gráficos abaixo você notará que o maior ganho está nos gráficos, graças à nova GPU Adreno 530 que oferece o dobro de desempenho da unidade gráfica encontrada no Snapdragon 810. Ela também mostra um grande avanço em cima da Mali-T760 do Exynos 7420, mostrando que o novo chipset está pronto para produtos com tela Ultra HD.

No teste do T-Rex HD, na resolução de 1080p, o Snapdragon 820 bate 90 FPS, sendo superior a todos os grandes smartphones do mercado. Quando o teste é realizado na resolução nativa do aparelho (2560 x 1600 pixels) a pontuação cai para 55 FPS, ficando atrás apenas do iPhone 6s Plus que beira aos 60 FPS. O teste Manhanttan é mais exigente devido ao uso da API gráfica Open GL 3.0, fazendo o Snap 820 chegar a 45 FPS (FHD) e 26 FPS (QHD). Mais uma vez, ele fica atrás apenas do smartphone da Apple devido a menor resolução de tela.

Em produtividade ele também empolga com desempenho no topo, ficando em segundo colocado em alguns casos. Isso mostra que o Snapdragon 820 tem fôlego de sobra para editar imagens e vídeos (mesmo na resolução 4K), navegação, leitura e escrita de memória e cálculo de inteiros. Mesmo com apenas quatro núcleos de processamento, o mesmo entrega um desempenho superior ao Exynos 7420 que conta com CPU octa-core. De qualquer forma, ainda é notável o quanto a Apple consegue extrair de desempenho com processador dual-core em seus recentes lançamentos.

Diante de tanto desempenho não será de se estranhar que em 2016 surjam ainda mais smartphones com tela Ultra HD. O Snapdragon 820 mostrou que tem força para empurrar uma tela com tantos pixels, mas isso acabaria reduzindo o diferencial em cima do Snapdragon 810 e Exynos 7420 que equipam dispositivos com tela Full HD ou Quad HD.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *