Últimas

Sony desenvolve tecnologia que promete melhorar em 40% autonomia de baterias

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Sony sempre esteve entre as melhores fabricantes de smartphones quando o assunto é bateria. Seja pelo seu excelente gerenciador de energia Stamina, ou por incluir otimizações no Android que faça o celular passar mais tempo longe da tomada. Porém, é inegável que a tecnologia de íons de lítio usada comumente no mercado atualmente já esteja saturada. Várias empresas vêm estudando soluções alternativas, e a gigante japonesa parece que encontrou uma solução bastante viável.

Sony pretende usar enxofre ao invés do lítio para criar uma bateria com maior autonomia. Isso significa que os dispositivos terão maior capacidade de armazenamento de energia, além de uma redução no tamanho do componente – o que poderia significar smartphones ainda mais finos e compactos no futuro. De acordo com a empresa, neste momento, já é possível criar baterias com 40% mais capacidade energética ocupando o mesmo espaço que uma similar de íons de lítio.

Baterias que recorrem a enxofre não são propriamente uma novidade, pois já foram experimentadas anteriormente. O problema é que os elétrodos consumiam a energia a um ritmo mais elevado do que as células de lítio. Assim, a principal inovação da Sony estará no fato de ter encontrado uma solução para conseguir contornar esta questão. Com isso poderemos ter baterias não apenas que durem mais a cada carga, mas também que suporte um maior ciclo de recarga – especialmente importante em smartphones que não permitem a troca fácil da bateria.

Agora vem a notícia ruim: Sony acredita que a novidade possa chegar ao mercado só em 2020. A empresa ainda precisa realizar vários testes com as células de enxofre para saber se já é viável trazer uma bateria comercial com o componente. Claro, os avanços feitos nos próximos meses podem trazer resultados mais positivos, acelerando o lançamento da tecnologia no mercado. Vamos torcer que a novidade não demore para ser lançada.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *