Últimas

TIM e Nokia fecham parceria para expandir redes 3G e 4G da operadora

Da Redação do site Tudocelular.com.br

No último relatório liberado pela TIM, a operadora italiana revelou que tem planos de levar cobertura 4G para 400 municípios até o final do ano. Se tal meta for realmente atingida, a operadora terá rede de alta velocidade para 58% da população nacional. Como esperado, São Paulo é o estado que conta com o maior número de cidades contempladas, sendo 110 localidades que serão ampliadas para 117 até o final do ano. O avanço na ampliação da cobertura 4G será possível graças a uma reformulação na tecnologia usada pela empresa. TIM irá reaproveitar a antiga faixa de frequência de 1.800 MHz, que atualmente é usada para conexão 2G.

Agora a empresa firma um acordo com a Nokia Networks para modernizar e expandir suas redes 3G e 4G nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Essa parceria tem um prazo estimado de três anos, e visa implementar as plataformas Nokia Single RAN Advanced, com base na estação rádio-base Nokia Flexi Multiradio 10, escalável e de alta eficiência energética. Será feito o uso de outras tecnologias da Nokia, como a Flexi Lite para áreas internas de alta densidade e Flexi Zone para áreas externas que conta com demanda de grandes dispositivos conectados ao mesmo tempo.

Nokia não irá apenas fornecer suas tecnologias à TIM, mas também cuidará da implementação, otimização e até dos serviços de manutenção da rede. Tudo isso tem o foco de trazer para os usuários da operadora uma melhor experiência de banda larga móvel, com melhor cobertura e qualidade, navegação na web e transferências mais rápidas.

“A modernização e expansão das redes, juntamente com a implementação de novas soluções, como small cells de alta capacidade, irá melhorar o desempenho e a capacidade de nossa infraestrutura onde mais há necessidade”, afirma Marco Di Constanzo, diretor de engenharia da TIM Brasil.

De acordo com as últimas informações liberadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), a TIM conta com 26,3% das conexões móveis realizadas no Brasil atualmente, ficando atrás apenas da Vivo que representa 29% do total. Com todas as melhorias feitas, a operadora italiana tem meta de superar sua rival e ser a maior operadora nacional em qualidade de serviços de voz e dados no Brasil em 2016. De 2014 para 2015, a operadora saltou do terceiro para o segundo lugar no ranking de qualidade ao passar a Claro.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *