Últimas

Tônia Carrero reaparece em foto, e filho revela que ela tem hidrocefalia oculta: ‘Não anda e nem se comunica’

Afastada da TV desde 2004, quando fez uma participação na novela “Senhora do destino”, Tônia Carrero, de 93 anos, reapareceu em fotos postadas por parentes durante as comemorações de fim de ano em sua casa, na Zona Sul do Rio. Nas duas imagens, a atriz aparece sentada numa poltrona.

O EXTRA procurou o ator Cécil Thiré, um dos filhos de Tônia, que falou pela primeira vez sobre o real estado de saúde da mãe. Segundo ele, a atriz sofre de uma doença chamada de hidrocefalia oculta. Sem dar mais detalhes, Cécil contou que o quadro de Tônia é “estável” mas que, devido a doença, “ela não se comunica mais” e nem consegue “andar normalmente’.

Tônia com seus familiares, inclusive o filho, Cécil Thiré (à esquerda da foto), e o sobrinho Leonardo (ao lado da atriz, à esquerda)

Tônia com seus familiares, inclusive o filho, Cécil Thiré (à esquerda da foto), e o sobrinho Leonardo (ao lado da atriz, à esquerda) Foto: Reprodução/Facebook

Tônia com seus familiares durante as comemorações de fim de ano em sua casa, no Rio

Tônia com seus familiares durante as comemorações de fim de ano em sua casa, no Rio Foto: Reprodução/Facebook

Sobrinho da atriz, o ator e diretor Leonardo Thirry explicou ao EXTRA que Tônia herdou a doença da mãe e que ela foi operada pela primeira vez em 2000.

“Ela herdou da mãe dela (que terminou a vida exatamente da mesma maneira) uma doença congênita chamada “hidrocefalia oculta”, que consiste no acúmulo de líquido provocando pressão interna no cérebro. A consequência mais imediata é o comprometimento da marcha. Em 2000, ela foi operada para a instalação de uma válvula que leva o líquido para o abdomen. Depois disso, ela atuou com grande sucesso em três peças, um filme (pelo qual ganhou um prêmio internacional) e uma boa participação na TV Globo”, contou.

Segundo ele, Tônia foi submetida a uma nova cirurgia em 2008 para a troca de válvula e, após disso, não conseguiu mais andar nem se comunicar normalmente.

“Em 2008 foi necessário trocar a válvula. As estatísticas são de que menos de 10% de quem faz a segunda cirurgia volta ao normal. Ela não voltou. Perdeu a capacidade de andar e quase nunca fala”, explicou.

Leonardo contou que apesar da condição da atriz, a tia é 100% lúcida, bem humorada, passa o dia vendo TV e faz fisioterapia.

“Ela é 100% lúcida, vê TV com muita atenção, foi ao teatro ver o espetáculo dirigido por meu primo Carlos Artur Thiré e mantém intacto o seu fabuloso senso de humor… Ela se cuida muito: aos 93 anos surpreende a sua fisioterapeuta com a flexibilidade que demonstra durante as sessões… Tônia tem duas acompanhantes que se revezam a cada dois dias e toda a sua dieta é muito controlada. Ela dorme bem, gosta da rotina e está muito tranquila”.

O sobrinho esclareceu ainda que Tônia não sofre de Alzheimer.

“O neurologista dela é categórico neste ponto: ela não tem Alzheimer”.

Boatos de morte

Em julho, circularam na internet boatos de que a atriz havia morrido. Na ocasião, a família teve que se pronunciar para negar as informações.

Camila Thiré, neta de Tônia, também usou as redes sociais para negar que a atriz tivesse falecido. Através de um vídeo publicado no Facebook, a jovem informou que a avó estava viva e bem. Ainda revelou que a família ficou bastante assustada com os boatos sobre a artista.

“Estou fazendo este vídeo porque está virando algo surreal. A Tônia não morreu, ela está bem e viva. Cara, isso tudo está tomando uma proporção surreal. Meu telefone não para. Eu fico desmentindo, mas a coisa está piorando. Por favor, não façam isso com a gente. Foi um susto horroroso para mim, para minha mãe, meus tios, meus primos… Por favor, parem. A Internet é uma faca de dois gumes. Vamos usar com responsabilidade isso aí, galera”, desabafou a neta Camila Thiré num vídeo publicado em seu Facebook.

Tônia Carrero

Tônia Carrero Foto: TV Globo/ João Miguel Júnior / Agência O Globo

Tônia também participou de novelas como “Cara a cara”, “Água-viva”, “Sassaricando” e “Um só coração”.

Fonte: Jornal Extra (http://extra.globo.com)

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *