Últimas

Túnel da Via Mangue terá sentido único

Depois de novos testes de simulação no tráfego da pista Leste da Via Mangue, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) resolveu deixar o túnel que passa sob a Avenida Herculano Bandeira com mão única no sentido Zona Sul/Centro. Com a mudança, a expectativa é de desafogar o túnel, que hoje engarrafa na saída do Shopping Riomar. O retorno pela pista Leste também irá reduzir o fluxo na Avenida Conselheiro Aguiar. A estimativa é que 35 mil veículos deixem de usar a Conselheiro, permitindo, dessa forma, a implantação da Faixa Azul na avenida, logo após a inauguração da pista Leste, prevista para o dia 17 de janeiro de 2016.

Nesta segunda, o prefeito Geraldo Julio visitou o canteiro de obras e garantiu que a inauguração não irá sofrer novos atrasos. Segundo ele, a mudança no túnel foi uma das soluções de engenharia de tráfego encontradas pela prefeitura para permitir que a pista Leste da Via Mangue funcione como saída da Zona Sul. “O ideal era que as gestões passadas tivessem concluído o projeto, dando continuidade ao túnel por baixo da Antônio de Góis, com a construção de uma alça por trás do Dnit, mas como isso não foi feito estamos apostando nessa solução a partir de simulações”, revelou Geraldo Júlio.

A mudança também irá exigir alterações na rede semafórica. A etapa conta ainda com a requalificação de três vias: Professor Eduardo Wanderley Filho, Henrique Capitulino e Tomé Gibson, esta última com maior proximidade do Pina. De acordo com a Empresa de Urbanização do Recife (URB), foram desapropriados 23 imóveis na Rua Manoel de Brito (entre casas e estabelecimentos comerciais) para alargar a via que irá ligar a alça da Ponte do Encanta Moça ao Túnel Josué de Castro (conhecido como túnel da Via Mangue).

Confira a reportagem completa na edição desta terça do Diario de Pernambuco

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *