Vício em internet pode ser uma das "doenças do futuro"

O vício em internet pode ser um dos grandes problemas da humanidade nos próximos anos. Apesar de não ser listado como uma doença oficial no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, a impossibilidade de se desconectar cresce a cada ano, o que faz com que seja necessário o tratamento psicológico e até a ‘desintoxicação’ em clínicas de reabilitação.

O “vício em jogos e internet” foi recentemente incluído em um apêndice do manual, como uma “condição que precisa de mais pesquisas e testes clínicos antes de ser considerado um distúrbio formal”. A explicação, no entanto, foi excluída na edição de 2013.

“Vício light”
Para a maior parte das pessoas, o vício em internet pode ser considerado algo parecido com um vício em fast food ou em refrigerantes. Isso significa que não é necessário proibir, mas seu uso deve ser apreciado com moderação.

Alguns especialistas acreditam que nos próximos anos o vício em internet se tornará um diagnóstico amplamente aceito nos Estados Unidos, o que pode movimentar um novo setor na medicina: a criação de mais centros e tratamentos especializados na reabilitação de viciados na rede.

Teste: Você é viciado em internet?
Um teste simples pode ajduar o usuário a saber se ele é viciado em internet. Especialistas apontam que quem responde “sim” a todas as perguntas pode precisar de ajuda psicológica para se desconectar.

  1. Você sente dificuldades em ficar a semana inteira sem usar a internet?
  2. Você já se sentiu mal ou culpado por conta de seu uso da internet?
  3. Você já negligenciou sua família por causa de seu uso da internet?
  4. Você já enfrentou problemas no trabalho por causa do uso da internet?

Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *