Vendas de smartphones crescem e Samsung mantém liderança no terceiro trimestre de 2015

Da Redação do site Tudocelular.com.br

O mercado de smartphones tem crescido cada vez mais, sendo principalmente movido por pessoas que estão migrando de aparelhos celulares convencionais para dispositivos de entrada ou do nicho intermediário. Como resultado disto, uma nova pesquisa da Digitimes indica que um total de 331,9 milhões de aparelhos foram comercializados apenas no terceiro trimestre de 2015, sendo um aumento de 10,5% em relação ao trimestre anterior de de 7,7% se comparado ao mesmo período de 2014.

Como muitos sabem, a companhia que vem liderando este mercado tão disputado há algum tempo é a sul-coreana Samsung, tida por muitos como responsável pela ascensão meteórica do sistema operacional Android, principalmente nos últimos 5 anos. Ao que parece a dona da linha Galaxy não deixará este posto em um futuro próximo, pois de acordo com o que foi revelado pela Digitimes as suas vendas corresponderam a nada mais nada menos do que 25,6% de todos os smartphones vendidos no período, ou seja, um a cada quatro aparelhos vendidos no mundo foi fabricado pela Samsung.

Olhando para as demais posições do “top 3” é possível vermos a Apple se mantendo firme no segundo lugar com 14,5%, enquanto a chinesa Huawei foi responsável por 7,4% dos dispositivos vendidos, conseguindo assim abrir uma certa vantagem para as demais fabricantes do ranking. Fechando o “top 5” temos Lenovo e LG tecnicamente empatadas com 4,8% e 4,5% de participação nas vendas, respectivamente.

De acordo com as expectativas da Digitimes, é esperado que o último trimestre do ano registre a venda de 396,8 milhões de smartphones, o que será um ganho de 20% em relação aos três meses anteriores e 10,1% na comparação ano-a-ano, o que demonstra que mesmo com a crise econômica em vários locais do mundo as pessoas continuam investindo na aquisição deste tipo de dispositivo.

Analisando os lançamentos das empresas presentes na lista das maiores vendedoras do terceiro trimestre é possível vermos que alguns aparelhos podem ser apontados como os “responsáveis” pelo sucesso das respectivas marcas, como o caso da Samsung com os intermediários da linha Galaxy J e o phablet Galaxy Note 5, enquanto a Apple viu as vendas diminuírem entre o começo de julho e o final de dezembro devido ao lançamento dos novos iPhones, o que fez muitos usuários deixarem de comprar os antigos até que a novidade fosse apresentada. Já em relação à Huawei, foi visto um grande número de lançamentos por parte da chinesa, incluindo desde modelos de entrada até flagships como o P8 e o Mate S.

Considerando que ainda faltam alguns dias para o fechamento do ano, teremos que esperar para sabermos como as companhias irão se sair neste quarto trimestre, para só então descobrirmos se a Samsung foi capaz de manter a larga vantagem para fabricantes rivais.

(atualizado em 18 de dezembro de 2015, às 15:36)

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *