Últimas

Argentina renova solicitação de soberania sobre as Ilhas Malvinas

O novo presidente da Argentina, Mauricio Macri, reiterou uma antiga solicitação do país ao reafirmar os direitos de soberania sobre as Ilhas Malvinas e pedir um diálogo com o Reino Unido para encontrar uma solução pacífica para o conflito.

“A República Argentina renova seu firme compromisso com a solução pacífica das controvérsias, o direito internacional e o multilateralismo e convida o Reino Unido a retomar as negociações com o objetivo de resolver, de forma mais breve e justa, a disputa da soberania sobre as Ilhas Malvinas, Geórgias do Sul e Sandwich do Sul e os espaço marítimos circundantes, por meio do caminho do diálogo, paz e diplomacia da comunidade internacional”, diz um comunicado da chancelaria argentina publicado neste domingo.

Segundo afirmou o documento, em “3 de janeiro de 1833, as Ilhas Malvinas foram ocupadas por forças britânicas que desalojaram a população e as autoridades argentinas aqui estabelecidas legitimamente”.

Em abril de 1982, a ditadura militar argentina mobilizou tropas para recuperar o arquipélago, o qual desatou um conflito bélico com as forças britânicas. Durante os três meses que durou a guerra até a rendição da Argentina, morreram 649 soldados argentinos e 255 britânicos.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *