Últimas

Contratos antigos da Globo ameaçam reprises no canal Viva

Postado em 3 de janeiro de 2016 às 17h00 – Atualizado em 2 de janeiro de 2016 às 18h21

Jorge Fernando e Isabela Garcia em "Água Viva". Foto: Cedoc/Globo

Jorge Fernando e Isabela Garcia em “Água Viva”. Foto: Cedoc/Globo

A Globo está enfrentando problemas jurídicos sempre que quer reprisar programas exibidos antes de 1996 no canal pago Viva. A exibição de atrações da emissora pode ser prejudicada por conta desses empecilhos.

Segundo informações do colunista Ricardo Feltrin, os contratos assinados com os artistas antes desse período não previam cláusulas que eles autorizavam a reprise desses trabalhos em plataformas como TV paga e internet.

Somente em 1997 que a emissora começou a incluir nos contratos uma cláusula que os artistas autorizavam a reprodução em outros meios de todos os seus trabalhos realizados na TV Globo. O contrato também deixa claro que a empresa tem que pagar direitos relativos às reprises.

A primeira artista a assinar um contrato nesses moldes foi Angélica, segundo apuração da coluna Ooops, do UOL. Nos últimos meses, a Globo enviou por correio a alguns artistas uma carta informando sobre a liberação do pagamento pelas reprises do Viva.

Acontece que muitos dos advogados desses artistas repararam que isso poderia ser considerado ilegal, pois a cláusula dos contratos antigos não previa esse tipo de reuso das imagens em outras mídias. Por conta disso, o canal está recorrendo a reprise de atrações mais recentes que os contratos já previam as reprises na TV paga e outras plataformas.

Por: Alex Klein

O site ‘Bastidores da TV’ traz uma nova proposta de informação para o internauta. Com um layout moderno e uma equipe afiada, vamos trazer notícias do mundo da televisão, rádio, música, séries, audiências, entrevistas, opiniões, colunas críticas e promoções. Seja bem-vindo ao site ‘Bastidores da TV’!


Fonte: Bastidores da TV

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *