Em DVD de perfil educativo, Bethânia reúne poemas e canções


Ora cantados, ora falados, são apresentados textos de escritores como o português Fernando Pessoa e o baiano Waly Salomão


Laura Fernandes
(laura.fernandes@redebahia.com.br)

A pouca iluminação do palco destaca a cantora Maria Bethânia, 69 anos. Apenas um microfone e uma estante compõem o cenário, onde o elegante movimento das mãos dialoga com a voz da estrela da MPB, que interpreta versos de importantes nomes da literatura e da música brasileira.

Ora cantados, ora falados, são apresentados textos de escritores como o português Fernando Pessoa (1888- 1935) e o baiano Waly Salomão (1943- 2003). No DVD Caderno de Poesias, que ganha lançamento pelo selo Quitanda (Biscoito Fino), Bethânia interpreta, ainda, composições de Dominguinhos (1941- 2013), Gilberto Gil, Caymmi (1914- 2008) e outros ícones da MPB.

“Essa leitura foi criada para casas de ensino, porque acho a ideia de levar expressões artísticas para dentro de uma sala de aula preciosa e linda”, justifica Bethânia, em cena do DVD que busca divulgar poesia, literatura e a canção popular em escolas.

(Foto: Divulgação)

O trabalho deriva do livro homônimo (Editora UFMG | 276 páginas) organizado pela cantora com a historiadora Heloisa Starling, com o artista gráfico Gringo Cardia e com o diretor da Editora UFMG, Wander Melo Miranda. O livro traz ilustrações de  artistas como Calasans Neto (1932-2006) e Portinari (1903-1962).

Juventude brasileira

A arte de declamar é destacada no DVD, que explora intervenções gráficas na tentativa de dialogar com o público jovem. “É uma maneira dessa juventude contemporânea voltar a curtir poesia”, justifica o gaúcho Gringo Cardia, 58, que assina o projeto gráfico do livro e a direção-geral do DVD.

No DVD, Bethânia é acompanhada por músicos que, para ela, “trazem um auxílio luxuoso à leitura”: Carlos César (percussão) e Paulo Dafilin (violão e viola). O projeto também inclui um aplicativo didático e interativo que estimula o público a contribuir com sua própria criatividade.

“Eu sei que ler, ouvir, dizer poesia hoje, nesse tempo de tanto desapego, tanta correria, é uma tarefa difícil. É como provocar o mundo, ofender o mundo. Vivemos como se não coubesse mais o silêncio, as delicadezas. Mas cabem e isso me comove, me atrai”, pontua Bethânia, no DVD.

Apaixonada pela expressão através da palavra falada e por “emprestar  minha vida, minha voz às histórias e aos persongagens que os autores nos revelam”, a intérprete escolheu textos que, ao longo de sua carreira, tem dito em seus espetáculos. Ao todo, 73 composições exaltam o índio, o sertanejo, as águas e o povo brasileiro.

No texto de apresentação do trabalho, a historiadora Heloisa Starling destaca: “Neste Caderno de Poesias se encontram diversos sinais indicativos dessa brasilidade mestiça que quebra silêncios, nomeia a segregação e enxerga a invisibilidade de uma população marginal e subalterna”.

O projeto vai ganhar continuidade na televisão. O Caderno de Poesias que registra a apresentação de Bethânia em Diamantina, Minas Gerais, dará origem ao programa documental Poesia com Maria Bethânia, que tem apoio do Canal Arte 1 e da produtora Cine Group. A cantora vai receber músicos, historiadores e especialistas da cultura brasileira para refletir sobre o fazer poético e a arte de declamar.

“Gosto muito de educação, a única salvação do nosso país é isso. Esse projeto é uma maneira poética de começar a fazer alguma coisa. É uma maneira singela de trazer a poesia escrita, a literatura, para a juventude”, conclui Gringo Cardia.

Tags:Novidade, Carreira, Cantora, Baiana, Maria Bethânia, DVD, Poesia

Fonte: iBahia.com.br
Matéria publicada pelo site iBahia. Todos os créditos e direitos para o referido portal.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *