Peixamento da Codevasf insere espécies nativas do “Velho Chico” na 132ª Festa do Bom Jesus dos Navegantes de Penedo

No próximo domingo, 10 de janeiro, em meio às comemorações da 132ª Festa do Bom Jesus dos Navegantes de Penedo (AL), diversas espécies nativas da bacia hidrográfica do rio São Francisco serão inseridas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no tradicional peixamento realizado na festa secular. Xira, matrinxã e pacamã são algumas das espécies que serão utilizadas no repovoamento do “Velho Chico”. O peixamento ocorrerá às 8h saindo do Porto das Balsas de Penedo.

As espécies nativas serão soltas em dois momentos do peixamento. No primeiro, será utilizada uma balsa para se deslocar até três prontos de soltura dos peixes. O primeiro será em frente ao Mirante da Rocheira. O segundo ponto será no meio do rio entre Penedo (AL) e Neópolis (SE). Já o terceiro ponto será em frente à Prainha de Penedo, formado pelo rio São Francisco.

Para este peixamento, a Codevasf irá inserir peixes juvenis das espécies matrinxã, conhecido no Baixo São Francisco como xira, pacamã, piau, curimatã-pacu e curimatá-pioa. As espécies são produzidas no Centro Integrado de Aquicultura e Recursos Pesqueiros de Itiúba (Ceraqua São Francisco), um centro tecnológico e científico da Codevasf em Porto Real do Colégio (AL), que atua na revitalização da ictiofauna da bacia hidrográfica do “Velho Chico”.

No segundo momento, o público que estará em Penedo para prestigiar a 132ª Festa do Bom Jesus dos Navegantes poderá participar diretamente do peixamento com soltura das espécies nativas acondicionadas em bolsas, que ocorrerá no Porto das Balsas da cidade. A participação dos visitantes e da população local é uma estratégia de educação ambiental que visa envolver os cidadãos no processo de revitalização do rio São Francisco. Em anos anteriores, crianças e adultos tem participado desta ação.

Para participar do peixamento, basta comparecer ao Porto das Balsas de Penedo às 8 horas do domingo (10).

 

Bruno Santos – Jornalista Mte 759/AL

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *