Últimas

Sindspem discute salário dos agentes de saúde com Secretária Vera Costa

Representantes do SINDSPEM (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo) e da Secretaria Municipal de Saúde reuniram-se para tratar de temas de interesse dos funcionários da Prefeitura de Penedo, especialmente Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE).

Acompanhados por representantes das duas categorias, a Presidente Ana Flávia Teixeira e o Vice-Presidente do SINDSPEM, Luís Dantas, fizeram reivindicações à Secretária Vera Costa. A efetivação do piso pago aos agentes na forma de salário foi ponto principal do encontro realizado com a presença de assessores da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a gestora da pasta, o município não pode atender o pleito por conta do aumento dos encargos sociais decorrente da efetivação do valor pago atualmente como piso (R$ 1.014,00) para agentes de saúde e de endemias.

Vera Costa informou ainda que a Secretaria de Saúde usa recursos próprios para completar a folha dos agentes, sendo vinte e cinco ACEs e cerca de 157 ACSs. Ela frisou que precisará remapear as áreas de cobertura dos agentes para identificar onde há necessidade de refazer a distribuição do trabalho.

A Secretária de Saúde de Penedo disse ainda que o governo estadual não faz o repasse financeiro que lhe cabe e que a União está com suas obrigações atrasadas.

Após a apresentação das justificativas, o SINDSPEM questionou os critérios adotados para pagamento de produtividade para as equipes que atuam nos postos de saúde. A relação dos servidores da Saúde que ainda não receberam os salários atrasados de 2012 também foi solicitada, assim como resíduos de repasses do convênio que deixaram de ser pagos.

Vera Costa prontificou-se em atender os encaminhamentos, sendo a relação de trabalhadores que têm a receber para breve. Sobre os valores dos convênios ainda não repassados, ela disse que o atendimento depende da viabilização de recursos financeiros.

A disponibilidade de servidores para a unidade móvel de saúde do trabalhador também foi solicitada pelo SINDSPEM que prepara-se para lançar a campanha salarial de 2016 no próximo mês de fevereiro.

 

Por Assessoria

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *