10 atalhos do Windows que todo usuário precisa conhecer

O Windows tem diversos atalhos que são extremamente úteis para agilizar tarefas cotidianas. No entanto, enquanto alguns são bem conhecidos como o Alt + F4, pouca gente sabe da existência de outros como, por exemplo, o Ctrl + Shift + T para reabrir abas fechadas em navegadores. Veja abaixo alguns deles:

Reabrindo abas fechadas – Ctrl + Shift + T

Poucas coisas são tão sofríveis quanto fechar a aba errada do navegador. Se você fez isso, basta apertar Ctrl + Shift + T para reabri-la instantaneamente.

Alterando janelas – Alt + TAB

Enquanto alguns usuários ainda recorrem ao mouse para trocar a alterar o programa que está sendo exibido em primeiro plano, os mais apressados apertam ou seguram a combinação Alt + TAB para realizar o procedimento.

Minimizando tudo – Windows + D

Salvou um arquivo na Área de Trabalho e quer abri-lo rapidamente mas está com 1082 janelas abertas? Pressione a tecla com o símbolo do Windows (geralmente localizada entre o Alt e o Ctrl) + D.

Buscar texto – Ctrl + F

Se estiver buscando uma palavra ou uma frase específica em algum site aperte Ctrl + F para abrir um campo de pesquisa. Basta digitar o que deseja e o Windows irá destacar os resultados encontrados na página atual. Vale destacar que em alguns softwares de edição gráfica o atalho pode ser substituído por outra combinação de teclas.

Localizar arquivos ou pastas – Windows + F

Diferentemente do atalho acima, este permite fazer uma varredura no computador para buscar o arquivos e pastas que estão armazenadas na máquina.

Excluir permanentemente – Shift + Del

Ao excluir alguns arquivos apenas deletando-os, esses vão para a Lixeira e continuam a ocupar espaço no computador, já que podem ser restaurados enquanto estiverem por lá. Para deletar arquivos permanentemente basta selecionar o que deseja excluir e pressionar Shift + Del, mas cuidado o procedimento não tem volta.

Desfazer ação – Ctrl + Z

Um comando muito útil é o de desfazer a última ação realizada. Seja ela em programas de texto (como o Word, por exemplo), ou ao mover, recortar, colar e realizar outros procedimentos no Windows. Basta apertar Ctrl + Z para “voltar no tempo”.

Selecionar todos os itens – Ctrl + A

O atalho Ctrl + A ajuda a selecionar todos os itens em uma mesma pasta para facilitar o recorte (Ctrl + X) ou a cópia dos arquivos (Ctrl + C) para outra localidade.

Selecionar arquivos alternados – Ctrl + Clique do botão esquerdo do mouse

Imagine que você tenha uma pasta com os arquivos de A até Z e que você queria selecionar apenas o B, D, G, K, L, M e Y. Basta segurar a tecla Q e clicar nos itens que deseja. Se você quer selecionar a maioria dos arquivos da pasta, você pode apertar Ctrl + A primeiro para selecionar todos e depois Ctrl + Clique com o botão esquerdo do mouse nos arquivos que quer remover da seleção.

Ctrl + W

O atalho Ctrl + W é semelhante ao Alt + F4, no entanto ele é menos agressivo. Em um navegador ele fecha apenas a aba em exibição e não o programa inteiro.

Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *