Últimas

AdDuplex confirma testes com o Windows 10 Mobile; versão chega a 5,3% dos dispositivos com WP

Da Redação do site Tudocelular.com.br

A AdDuplex liberou os resultados do Windows em dispositivos móveis para o trimestre terminado em 16 de fevereiro, demonstrando um pouco sobre a atual divisão da plataforma dentre suas diferentes versões e aparelhos disponíveis. Algo que chamou a atenção logo de cara foi o fato do Windows 10 Mobile representar atualmente 5,3% de todos os smartphones ativos com o sistema, demonstrando assim que o número de Insiders e de usuários que adquiriram os novos Lumias é maior do que o imaginado.

Algo que também ajudou, segundo afirmado pela companhia de pesquisa, é que diversas fabricantes estão testando a plataforma em seus dispositivos para prepará-los para a liberação oficial do próximo dia 29 de fevereiro, fazendo assim com que seus funcionários sejam responsáveis por uma boa margem dos aparelhos ativos em todo o mundo. De acordo com o que foi revelado, o Windows Phone 8.1 ainda está em 81,7% dos dispositivos, com o Windows Phone contando com 8,5%, Windows 10 Mobile com 5,3% e o antigo Windows Phone 7.X fechando a lista com 4,5%.

Isto demonstra que muitos usuários ainda estão presos na versão do sistema abandonada em 2012, algo estranho se considerarmos que uma série de aparelhos com ótimo custo-benefício foram lançados desde então com uma edição atualizada da plataforma. Como não temos um valor concreto do número total de smartphones considerados, entretanto, não há como termos uma base melhor de quanto esta porcentagem realmente significa.

Ao olharmos para as fabricantes presentes no ecossistema, vemos que a dependência da Nokia/Microsoft ainda é assustadora, porém foi vista uma redução de 0,1% em relação aos resultados apresentado anteriormente. Com isso, a categoria outros viu um crescimento de 0,09%, devendo ser notado que a BLU deixou de fazer parte dela para figurar entre as demais separadamente. Com isso, o “top 5” de fabricantes com dispositivos ativos com Windows é composto por:

  1. Nokia/Microsoft – 96,87%
  2. HTC – 1,23%
  3. Samsung – 0,58%
  4. Huawei – 0,3%
  5. BLU – 0,23%

Em termos de modelos mais utilizados à nível mundial, temos o Lumia 520 ostentando sua coroa mesmo após tanto tempo de seu lançamento, porém seguido de perto pelo Lumia 535. Além disso, deve ser destacado o crescimento da classe “Outros”, que de janeiro pra cá viu sua fatia aumentar 1%, o que indica que poderemos ver em breve modelos novos entre os 10 mais utilizados. Vale destacar ainda que o único dispositivo topo de linha presente na lista é o antigo Lumia 920, dando a entender que aparelhos mais recentes não fizeram tanto sucesso assim.

Ao analisarmos exclusivamente o mercado brasileiro, contudo, vemos que o Lumia 630 é o modelo mais usado em nosso país, sendo seguido de perto pelo Lumia 520 e pelo Lumia 535. No Brasil, entretanto, a situação com relação aos flagships é ainda pior, não havendo um representante sequer desta categoria dentre os 10 smartphones mais utilizados atualmente. Além disso, a presença do Lumia 710 com 3% de participação demonstra que existem muitos usuários presos ao passado, provavelmente por não verem vantagem em investir em um modelo mais recente.

Com o lançamento dos novos Lumia 550, Lumia 650, Lumia 950 e Lumia 950 XL em novos países, poderemos ter um aumento considerável da participação do Windows 10 Mobile nos próximos meses, algo que será visto ainda em maior nível caso da Microsoft realmente libere a atualização no próximo dia 29 de fevereiro. Como nada foi confirmado por meio do blog oficial da companhia, contudo, não há como atestarmos que isto realmente acontecerá.

Confira abaixo a lista de fabricantes que estão testando o Windows 10 Mobile internamente, sendo vistos modelos conhecidos como o poderoso Elite X3 da HP e o intermediário NuAns Neo.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *