Últimas

Calor intenso não impede Ferrer e Paula Gonçalves de avançarem às quartas do Rio Open

Rio de Janeiro, 18 Fev 2016 (AFP) – Sob forte sol, o espanhol David Ferrer, atual campeão do Rio Open, precisou de três sets para eliminar nesta quinta-feira o compatriota Albert Ramos e avançar às quartas de final, mesmo feito da brasileira Paula Gonçalves, que superou a sueca Johanna Larsson.

Obrigado a jogar sob o intenso calor do início da tarde do Rio de Janeiro, com sensação térmica por volta dos 40 graus na quadra central do complexo de tênis do Jóquei Clube, Ferrer literalmente suou para se manter na partida contra Ramos, que começou melhor e levou o primeiro set em 6-4.

Para não se tornar mais um favorito a cair vítima do sol carioca, como o eliminado francês Jo-Wilfried Tsonga (N.3) havia feito na quarta-feira diante do brasileiro Thiago Monteiro, Ferrer encontrou forças para virar a partida, vencendo os dois últimos sets, 6-1, 6-4, em cerca de duas horas e 15 minutos de jogo.

“Quando faz tanto calor é muito difícil jogar, porque você não consegue manter seu ritmo, você fica mais cansado, menos focado e se recupera mais lentamente das trocas de bola, isso deixa a partida mais parelha”, reclamou o veterano espanhol de 33 anos, que acredita que a ATP deveria tomar providências em relação a partidas sob forte calor.

“Acho que algo deveria ser feito sim. São condições extremas e é muito complicado você pedir para jogarmos nessas condições”, reiterou.

Com a vitória, Ferrer, que é o segundo cabeça de chave do torneio segue no caminho rumo ao bicampeonato e terá pela frente nas quartas de final o austríaco Dominic Thiem, que vive grande fase e foi campeão no último domingo do Aberto de Buenos Aires.

Na abertura da rodada desta quinta-feira, o argentino Guido Pella eliminou o colombiano Santiago Giraldo em dois sets, 6-4, 6-0, e enfrentará por uma vaga nas semifinais o espanhol Daniel Gimeno-Traver.

Mais tarde, a grande estrela do Rio Open, o espanhol Rafael Nadal, entra em quadra para enfrentar o compatriota Nicolas Almagro. Caso avançar às quartas de final, ‘Rafa’ terá pela frente o ucraniano Alexandr Dolgopolov, que superou de virada outro espanhol, Iñigo Cervantes (3-6, 6-0, 6-3).

Nadal servirá de entrada para o prato principal da noite, o duelo entre o surpreendente brasileiro Thiago Monteiro e o veterano uruguaio Pablo Cuevas na última partida desta quinta-feira.

Paula Gonçalves nas quartasNa chave feminina, a brasileira Paula Gonçalves, que conquistou o direito de disputar o Rio Open na quadra ao passar pelo Qualifying, deu sequência à ótima trajetória na competição ao vencer a sueca Johanna Larsson, segunda cabeça de chave, por duplo 6-4.

Aos 25 anos, Paula, habituada a jogar torneios de duplas, mostrou ótima consistência do fundo de quadra e bom reflexo no voleio, duas armas que a ajudaram a passar pela adversária sueca, segunda cabeça de chave do torneio.

“Eu estou me sentindo bem desde a primeira partida do ‘Qualy’, bem confiante. O principal é a tranquilidade com a qual estou entrando em quadra, muito calma, muito focada, com a tática muito clara e sabendo exatamente o que tenho que fazer”, analisou após a partida.

A paulista contou com o apoio da torcida carioca que lotou a quadra 1 do complexo de tênis, apesar do forte calor, e comemorou muito a vitória da última representante brasileira na chave feminina.

“Foi excelente, eu senti toda a torcida, toda a vibração da galera. Eu gostei de jogar naquela quadra, é um pouco menor e você sente mais a galera torcendo e vibrando”, lembrou.

Nas quartas de final, a adversária de Paula será a americana Shelby Rodgers.

Ainda nesta quinta-feira, Paula volta à quadra ao lado da americana Sanad Maran para disputar o torneio de duplas, sua principal meta no início da competição. As adversárias serão a paraguaia Veronica Cepede Royg e a argentina Maria Irigoyen.

“(O torneio de duplas) continua sendo o principal objetivo sim”, declarou Paula, rindo. “Está fluindo, vou deixar fluir, continuar neste pensamento e vamos ver lá na frente o que vai acontecer”.

– Resultados desta quinta-feira no Rio Open:

. Simples Masculino (Oitavas de final):

Alexandr Dolgopolov (UCR) x Iñigo Cervantes (ESP) 3-6, 6-0, 6-3

Federico Delbonis (ARG) x Paolo Lorenzi (ITA) 6-3, 6-0

Guido Pella (ARG) x Santiago Giraldo (COL) 6-4, 6-0

David Ferrer (ESP/N.2) x Albert Ramos (ESP) 4-6, 6-1, 6-4

. Simples Feminino (Oitavas de final):

Lara Arruabarrena (ESP/N.6) x Ana Bogdan (ROM) 7-5, 5-7, 6-3

Danka Kovinic (MNE/N.3) x Silvia Soler (ESP) 6-2, 6-3

Paula Gonçalves (BRA) x Johanna Larsson (SUE/N.2) 6-4, 6-4.

Fonte: Bol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *