Cirurgia de 'homem-árvore' é feita com sucesso em Bangladesh

Foto: Munir uz Zaman/AFP
Foto: Munir uz Zaman/AFP

Portador de um tipo raro de HPV, Abdul Bajandar, conhecido como o “homem-árvore” de Bangladesh, foi operado com um êxito surpreendente, segundo o coordenador da unidade de queimaduras do Hospital Universitário de Dhaka, o principal do país. De acordo com o portal local BDNews24.com, nesta primeira etapa a equipe médica se concentrou na mão direita. A expectativa é que em três semanas, ele volte a ser operado, desta vez, da mão esquerda.

Há dez anos, verrugas começaram a aparecer pelo corpo de Bajandar, principalmente em suas mãos e pés. Com o avanço da doença, o morador de uma modesta vila na cidade de Khulna, foi impossibilitado de utilizar os membros superiores e inferiores. “Cada dedo parece pesar muitos quilos. Eu simplesmente não consigo mais suportar”, declarou Bandajar ao site.

De acordo com o cirurgião plástico que conduziu a operação, Samanta Lal Sen, amostras das verrugas de Bajandar foram enviadas para testes nos Estados Unidos. “Vamos aguardar a recuperação e depois de três semanas vamos operar sua mão esquerda. Aos poucos, suas pernas também passarão por procedimentos cirúrgicos”, explicou.

O médico explicou ainda que casos como o de Bajandar são raríssimos, havendo apenas outros três registros anteriores, sendo um na Romênia e dois na Indonésia. O nome técnico da enfermidade é epidermodisplasia verruciforme, mais conhecida como “doença do homem-árvore”. É causada por uma falha do sistema imunológico que aumenta a vulnerabilidade ao papilomavírus humano (HPV).

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *