Últimas

Como prolongar a vida útil do Notebook

  

Os notebooks são muito utilizados atualmente, e para prolongar a vida útil deles basta adotar algumas medidas de cuidado.

Todos os aparelhos possuem uma vida útil e dependendo da forma como são conservados, sua vida útil poderá se prolongar ou diminuir. Os notebooks são cada vez mais utilizados atualmente, pois são computadores portáteis que trazem praticidade para seus usuários. O notebook, assim como todos os outros aparelhos eletrônicos, também irá funcionar por determinado tempo.

Descubra aqui como prolongar a vida útil de seu notebook:

Se você gosta de comer ou beber algo enquanto usa seu notebook, deve parar. O que tem se tornado um costume de muitas pessoas pode prejudicar seriamente o aparelho. Farelos de comida e líquidos derramados irão danificar, ou até mesmo inutilizar o teclado e o mouse. Se a quantidade de líquido derramada for grande, ele poderá deixar de funcionar completamente.

Diversos notebooks possuem atualmente uma tela de LCD. A tela que traz diversos benefícios para imagens mais nítidas não deve ser tocada. Dependendo da forma que alguém bate na tela, poderão surgir manchas irreparáveis nela. O mesmo vale para batidas fortes.

Outro costume muito grande entre os usuários de notebooks é utilizá-los diretamente ligados na tomada. Isso poderá viciar a bateria de seu computador, que ficará completamente dependente da tomada. O correto é ao menos uma vez por mês utilizar o aparelho até que a bateria acabe completamente, após isso, deixe-o desligado por 5 horas e depois carregue-o. Dessa forma, o sensor de carga da bateria não ficará descalibrado.

Quando for transportá-lo ele deve ser desligado. Se o notebook estiver ligado enquanto é transportado e bater em algo ou alguém, o HD poderá se riscar. Com um HD riscado há a grande possibilidade de que os arquivos nele sejam danificados e, por consequência, perdidos.

Ao adquirir um notebook, procure comprar também uma bolsa própria para transportá-lo. O transporte desses computadores em sacolas, mochilas, etc., inadequados poderá quebrar componentes externos e até mesmo internos do aparelho.

Há saídas de ar específicas em seu notebook para que ele não superaqueça. Por esse motivo, ele não deve ser utilizado em cima de almofadas, camas, sofás, ou outras superfícies que tampem completamente essas saídas. É importante evitar o superaquecimento, pois ele poderá até mesmo queimar o processador do computador.

Faça uma limpeza externa no aparelho com frequência. Utilize um pano seco e limpo para limpar a tela, assim como um pincel macio também seco e limpo para limpar o teclado e o mouse. Isso irá evitar o acúmulo de poeira. Nunca utilize produtos de limpeza ou panos molhados.

Evite a queima do notebook utilizando apenas fontes originais para carregá-lo. Fontes diferentes irão acarretar a queima do mesmo.

Se possível, faça uma manutenção preventiva uma vez ao ano, com alguém capacitado para fazê-la. Com o tempo o notebook poderá apresentar problemas e a manutenção é uma forma de preveni-los e proteger seus arquivos.

Se possuir dúvidas sobre alguma função ou algum recurso do aparelho, ligue para um técnico que entenda do assunto. Dessa forma problemas acidentais são facilmente evitados.    

Por Isabela Palazzo

Usando notebook

Foto: Divulgação

Fonte: Notebook Online – www.notebookonline.org

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *