Últimas

Comparativo em tamanho real: LG G5 enfrenta G4

Da Redação do site Tudocelular.com.br

A LG anunciou hoje (21/02) o G5, seu mais novo flagship. O dispositivo conta com uma série de mudanças em relação ao que vimos nesta linha nos últimos anos, demonstrando que a empresa não ficou satisfeita com o desempenho em vendas do G4, buscando assim uma reformulação total antes que os danos fossem ainda maiores. Resolvemos então separar nosso conhecido comparativo em tamanho real entre ambos os modelos, para vemos se as mudanças apresentadas pela sul-coreana são realmente positivas e se os usuários devem considerar o upgrade.

Display

Buscando atingir uma faixa de público mais ampla, a LG decidiu por diminuir o tamanho do display de seu novo flagship, partindo de 5,5 polegadas no G4 para 5,3 polegadas no G5. Com isso, a companhia o coloca agora mais próximo ao que temos nos modelos topo de linha de suas rivais, ao invés de competir com aparelhos focados no mercado de phablets. Considerando que foi mantida a mesma resolução, temos agora uma densidade de pixels maior, o que deve acarretar em uma experiência geral de visualização ainda melhor.

G5G4
TelaIPS LCD de 5,3 polegadas
1440 x 2560 pixels
IPS LCD de 5,5 polegadas
1440 x 2560 pixels
PPI554534

Processamento e armazenamento

O novo dispositivo conta com a geração mais atual do chipset fabricado pela Qualcomm, que procura fazer com que todos esqueçam os inúmeros problemas apresentados pelo modelo lançado em 2015. Com isso, é possível que tenhamos um ganho em desempenho interessante no G5 em relação ao que vimos no G4, já que ele é muito mais potente tanto em termos de CPU quanto de GPU. Além disso, a sul-coreana decidiu seguir os passos de suas rivais, apostando em 4GB de RAM para seu novo flagship.

Em termos de armazenamento, foi mantida a opção com 32GB internos e expansão via cartão microSD, garantindo assim que os usuários não fiquem “presos” ao espaço disponibilizado de fábrica no aparelho. Da mesma forma como tivemos no modelo anterior, será possível utilizar cartões de até 2TB, mesmo que estes ainda não estejam disponíveis comercialmente.

G5G4
ProcessadorQualcomm Snapdragon 820 Kryo
2.2 GHz Quad Core
Qualcomm Snapdragon 808 Cortex-A57
1.8 GHz Hexa Core
GPUAdreno 530Adreno 418
RAM4GB3GB
Armazenamento32GB
MicroSD até 2TB
32GB
MicroSD até 2TB

Bateria

Ao reduzir o tamanho do display e utilizar um chipset fabricado em 14nm FinFET, a LG se viu confortável para reduzir a capacidade máxima da bateria utilizada no G5 em relação ao que tínhamos em seu antecessor, passando de 3.000mAh no G4 para apenas 2.800mAh no novo dispositivo. O fato da fabricante ter conseguido manter a possibilidade de remoção da bateria pesa a seu favor, já que é possível que o usuário carregue consigo componentes extras para substituir em caso de emergência.

Ainda assim, a redução na capacidade máxima provavelmente não será bem vista pelos usuários e mídia especializada, sendo necessário aguardarmos por testes mais aprofundados para vermos se a sul-coreana foi capaz de otimizar seu sistema e hardware ao ponto de fazer com que o G5 tenha uma autonomia melhor do que o G4, que já não é nenhum primor neste quesito.

Câmeras

Um ponto em que o G4 realmente se destacou foi o conjunto de câmeras utilizado, sendo capaz de capturar imagens e vídeos incríveis tanto com o módulo principal quanto com o frontal, o que demonstra que a LG realmente evoluiu neste quesito. No G5 foram realizadas apenas algumas melhorias pontuais tornar o que já era bom ainda melhor, sendo adotadas duas câmeras na parte posterior para a criação de imagens com um nível de profundidade ainda maior.

De acordo com o que foi revelado, um módulo contará com o ângulo geralmente utilizado em smartphones de 78°, enquanto o outro terá lentes capazes de “enxergar” em incríveis 135°, garantindo assim um ótimo desempenho em fotos panorâmicas e permitindo que mais elementos sejam capturados sem qualquer tipo de malabarismo por parte dos usuários. Na parte das selfies, temos um sensor de 8 megapixels como vimos anteriormente, garantindo a continuidade do “reinado” neste quesito.

G5G4
Câmera principal8MP e 16MP
Abertura f/1.9
16MP
Câmera frontal8MP8MP

Software

Com a chegada do Android 6.0 Marshmallow, a LG incluiu algumas novidades interessantes em sua interface, podendo ser destacado principalmente o modo Always On, que promete ajudar a economizar a reduzida bateria do dispositivo. Com ele, você terá acesso a notificações, relógio e outras informações desejadas em uma espécie de “tela de espera”, que contará com fundo preto para que apenas os elementos importantes sejam exibidos.

Vale lembrar que este tipo de função é geralmente vista apenas em telas do tipo AMOLED, já que estas contam com a capacidade de realmente desligarem os LEDs responsáveis pelos pixels pretos, garantindo uma redução considerável no consumo energético. Graças à uma nova tecnologia da LG, contudo, foi possível otimizar sua tela IPS LCD para contar com tal funcionalidade sem que fosse encontrado um grande aumento no consumo da bateria, sendo garantido pela empresa um acréscimo no gasto de apenas 0,8% a cada hora.

Design

73.9 x 149.4 x 8.6 mm
5.3 polegadas – 2560×1440 px

76.7 x 148.7 x 9.8 mm
5.5 polegadas – 2560×1440 px

Este ponto provavelmente será a maior polêmica envolvendo o novo flagship sul-coreano. Enquanto a LG finalmente decidiu utilizar uma estrutura metálica em seu aparelho para a linha G, tivemos uma mudança radical nos padrões visuais apresentados desde o primeiro membro de sua divisão topo de linha, com o G5 possuindo um conjunto bastante exótico de elementos. Além de remover os característicos botões traseiros, a empresa apostou em uma parte traseira com duas câmera e vários componentes em um pequeno espaço, enquanto todo o restante do plano ficou “vazio”. Enquanto isso, o G4 apresenta um design interessante e diferente do que estamos acostumados a encontrar, sendo uma opção possivelmente mais indicada neste quesito, principalmente em sua variante com a tampa traseira em couro.

G5G4
Dimensões149.4 x 73.9 x 8.6 mm148.7 x 76.7 x 9.8 mm
Peso159 gramas155 gramas

Conclusão

Como podemos ver, a LG realmente se superou em praticamente todos os quesitos em relação ao que foi encontrado no G4, sendo realmente recomendado que você considere a compra do G5 caso não possua o modelo anterior. Ainda assim, levando em conta o valor a ser cobrado em nosso país pela geração mais recente, é pouco provável que os usuários encontrem uma diferença tão grande em termos de funcionalidades que valha a pena realizar o upgrade do G4 para o G5, a menos que a LG traga diversos acessórios para seu Magic Slot ao Brasil por um valor razoável.

E você, qual dos dois gostaria de adquirir? Acredita que vale a pena comprar o G5 com um substituto para o G4? Deixe-nos seu comentário abaixo!

(atualizado em 21 de fevereiro de 2016, às 10:48)

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *