Últimas

Continuum para Android? Maru OS quer converter seu dispositivo móvel em um PC

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Microsoft busca reascender a ideia de converter dispositivos móveis em computadores desktop por meio de sua tecnologia Continuum para Windows 10 Mobile. Para os que não recordam, a Motorola também investiu nesse tipo de tecnologia há cinco anos no lançamento do smartphone Android Atrix, que vinha acompanhado de um dock com slots HDMI e USB. Pois bem, o universo do robozinho verde pode voltar a contar com alternativas ao Modo Continuum de Redmond, graças ao Maru OS.

Na Google não temos visto planos de dotar o Android com uma “convergência” entre dispositivos móveis e computadores de forma oficial, pelo menos até agora. Mas um sistema operacional móvel baseado no Android pretende preencher essa lacuna.

Maru OS é uma ROM baseada no Android 5.1 Lollipop que oferece um sistema limpo que não se difere muito de outras soluções alternativas, pelo menos até que o dispositivo móvel é conectado a um monitor externo via HDMI. A partir do reconhecimento desse tipo de conexão o Maru OS executa um sistema operacional baseado no Debian com o GNOME para funcionar como um computador. As únicas limitações estarão na parte do hardware do smartphone ou tablet, já que no quesito software temos um sistema operacional de desktop convencional.

É interessante observar que, semelhante à solução Continuum da Microsoft, o smartphone com Maru OS continuará funcionando com o Android de maneira independente do Linux apresentado na tela maior, apesar das limitações no uso das conexões e armazenamento compartilhados, enquanto na alternativa que mescla Debian com GNOME será possível conectar um teclado e mouse para executar aplicativos Linux que nunca foram projetados para o sistema operacional da Google.

Para os interessados alertamos que o Maru OS ainda está em beta e o Nexus 5 é, até agora, o único dispositivo compatível para a realização dos testes. Para os que possuem o aparelho em questão (além de um cabo MHL, mouse e teclado Bluetooth), basta realizar uma inscrição respondendo algumas perguntas para receber um e-mail com todos os arquivos necessários. Os que desejam prosseguir só precisam clicar aqui.

O LG Nexus 5 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

<!–

Se curtiu, compartilhe!

setTimeout(“loadSocialButtons()”, 300);
–>
Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *