Últimas

Coreia do Norte oferece negociar tratado de paz, segundo EUA

Washington, 21 Fev 2016 (AFP) – Os Estados Unidos confirmaram neste domingo que a Coreia do Norte propôs discutir um eventual “tratado de paz” para a península coreana, uma oferta que fracassou rapidamente ante a negativa de Pyongyang de contemplar uma redução de seu arsenal nuclear.

“Para sermos claros, são os norte-coreanos que propuseram discutir um tratado de paz. Nós examinamos atentamente sua proposta e claramente lhes dissemos que a desnuclearização devia fazer parte de qualquer discussão”, afirmou John Kirby, porta-voz do Departamento de Estado, falando de Amã, onde acompanha o titular da pasta, John Kerry.

A declaração de Kirby é uma reação a uma publicação na edição on-line do The Wall Street Journal que, citando fontes americanas, reportou que “alguns dias antes do último teste nuclear norte-coreano (de 6 de janeiro), o governo de (Barack) Obama tinha dado, em sigilo, seu aval ao início de diálogos para tentar por fim, formalmente, à guerra da Coreia”, entre 1950 e 1953, após a qual a península se dividiu em dois países.

Kirby acrescentou que a Coreia do Norte “rechaçou nossa resposta”, a qual “é coerente com nosso objetivo de longo prazo de buscar uma desnuclearização”.

bur-nr/fjb/hov/tm/mvv

Fonte: Bol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *