Cortana poderá ser usada para reconhecimento de voz com o Windows Hello | Rumor

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Um grande atrativo adicionado pela Microsoft ao Windows 10 foi o Windows Hello, que permite o uso de diversos tipos de sensores biométricos para realizar a autenticação no sistema, além de em sites e aplicativos otimizados para a plataforma. Algo que muita gente não gostou, entretanto, foi o fato da ferramenta exigir um tipo de leitor biométrico para funcionar, fazendo assim com que grande parte dos produtos lançados anteriormente fossem incompatíveis com a novidade.

Ao mesmo tempo em que isto incentiva as fabricantes a apostarem em métodos mais seguros e práticos de autenticação, isto também faz com que seja necessários que os usuários abandonem seus dispositivos e adquiram algum mais moderno, algo que principalmente nos dias atuais não é tão recomendado. Devido a isto, um novo rumor pode dar uma certa esperança para quem ainda não conseguiu se desfazer de seu aparelho antigo, seja por questões financeiras ou simplesmente pela falta de opções viáveis no mercado brasileiro.

Segundo revelado, a Microsoft pode liberar atualizações para o Windows Hello em breve, fazendo com que o sistema seja capaz de utilizar a própria assistente pessoal Cortana para realizar autenticação biométrica por voz em dispositivos, fazendo assim com que praticamente todos os aparelhos sejam capazes de contar com este tipo de ferramenta. Considerando que a assistente já conta com um software de reconhecimento de voz para treinamento do “Hey Cortana”, não é difícil imaginarmos algo semelhante sendo implementado para realizar login. Vale notar que autenticação por voz não é algo inédito em dispositivos móveis, sendo encontrado no Axon Elite da ZTE, por exemplo, porém ainda é algo pouco explorado por fabricantes à nível mundial.

Devemos destacar que este tipo de autenticação demandará um microfone com qualidade razoável para ser algo seguro, o que significa que dificilmente teríamos a sua implementação em dispositivos mais básicos. Ainda assim, aparelhos intermediários e flagships de gerações anteriores seriam facilmente compatíveis com a novidade, fazendo com que o número de usuários aptos a utilizar o Windows Hello aumentasse consideravelmente.

Como a ferramenta da Microsoft ainda está em fase beta de desenvolvimento, não é impossível que novidades sejam encontradas até a sua versão final, principalmente se considerarmos que a empresa está constantemente visualizando seus canais de feedback para procura por dicas e críticas dos usuários. Até que a própria companhia se pronuncie sobre o assunto, entretanto, não há como sabermos se este tipo de novidade chegará ou não ao Windows Hello em um futuro próximo.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *