Últimas

Crianças de Penedo são aprovadas em seletiva para estudar no Conservatório de Música de Sergipe

Penedo respira cultura em todos os lugares e em suas várias vertentes. A arte percorre o corpo do penedense, lutando por igual com o sangue vermelho que estampa a bandeira da cidade Histórica Cidade dos Sobrados. Mais uma prova disso, da efervescência cultural da cidade, foram às três crianças que acabaram de ingressar no Conservatório de Música de Sergipe, através de uma rígida seleção com avaliação teórica e perceptiva.

Pedro José dos Santos Neto, 14 anos, Gabriel Santos Araújo 13 anos e Júlio Cesar Souza Leite, 12 anos, já estão matriculados e começarão os estudos no dia 21 de março. Durante três anos, os garotos vão se dirigir à Aracaju, uma vez por semana para cursar música.

“Os meninos possuem potencial. Com tão pouco tempo de estudos, conseguiram passar na seletiva para cursar música em Sergipe. Pra nós é uma grande satisfação. Os meninos vão se profissionalizar, estudar com professores qualificados, doutores e mestres em música. Vão estudar as vertentes erudita e popular”, comentou o professor Vinícius Matos.

Os três, agora alunos do Conservatório de Música de Sergipe são assistidos pelo projeto Encanto Juvenil, criado pela Prefeitura de Penedo e gerido pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Santo Antônio). O programa que desenvolve atividades socioculturais na comunidade do ‘Barro Vermelho’ tem como coordenadora a assistente social Leidy Ane Oliveira.

“O coração palpita demais de tanta felicidade, em ver nossas crianças do projeto realizando seus sonhos e, ver o brilho no olhar dos pais de tanta alegria. O resultado também é o esforço do professor, porque foi graças a ele que os meninos tiveram essa oportunidade. Agradeço e parabenizo o empenho de todos que fazem parte da equipe”.

Pedro José dos Santos Neto, 14 anos, o mais velho dos três, toca saxofone tenor. Para ele, o momento é único, uma grande oportunidade de crescer musicalmente. “Eu quero crescer na música, ser feliz e alcançar meus objetivos. Sei que é difícil crescer na vida e essa oportunidade é única. Conseguimos passar pra estudar no conservatório e vou me dedicar muito”, finalizou.

O conservatório

É uma instituição técnica mantida pelo Governo de Sergipe. O objetivo é profissionalizar crianças, jovens e adultos. Por ser uma escola que trabalha exclusivamente com a profissionalização de músicos, o chamamento acontece por edital e provas de seleção.

O instituto é reconhecido e regido pelo MEC. Suas exigências são baseadas em todos os conservatórios do Brasil. Com uma excelente estrutura, são ofertados os cursos de canto, piano, teclado, clarinete, flauta, sax, percussão erudita e violão clássico. Além de contrabaixo elétrico e acústico, violino e violoncelo. O quadro docente é formado por mestres e doutores.

 

Secom Penedo

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *