Últimas

Força curdo-árabe conquista cidade controlada pelo EI na Síria

Beirute, 19 fev (EFE).- As Forças da Síria Democrática (FSD), uma coalizão armada curdo-árabe apoiada pelos EUA, anunciaram nesta sexta-feira que conquistaram a cidade de Al Shadadi, principal reduto do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) na província nordeste síria de Al Hasaka.

Um comandante do Conselho Militar Siríaco Sírio (CMSS), Kino Gabriel, explicou à Agência Efe por telefone que as FSD, às quais pertence sua milícia, conseguiram dominar Al Shadadi, localizada no sul de Al Hasaka, após iniciar ontem o ataque contra o local.

Gabriel destacou que agora os combatentes das FSD “limpam” a cidade para consolidar a vitória.

As FSD são uma aliança integrada por organizações curdas, árabes e assírias (grupo étnico de credo cristão), que contam com o respaldo aéreo da coalizão internacional contra o EI, liderada pelos EUA.

Anteriormente, as FSD revelaram em comunicado divulgado em sua página no Facebook que tinham cercado Al Shadadi, após conquistarem na quinta-feira várias localidades e fazendas das imediações da cidade, como Al Mansura, Al Jalidiya, Badran e Tel Mania.

As FSD também bloquearam totalmente a estrada que liga Al Shadadi com Mossul, o reduto mais importante do EI no Iraque.

Essa coalizão armada, cujo componente principal é a milícia curdo-síria Unidades de Proteção do Povo (YPG, sigla em curdo), lançou no último dia 16 uma ofensiva para “libertar o sul de Al Hasaka do EI e restabelecer a segurança e a estabilidade”, segundo o texto.

Essa força, cujo componente principal é a milícia ++kurdosiria++, Unidades de Proteção do povo / cidade (++YPG++, em sua sigla em curdo), iniciou no último dia 16 uma ofensiva para “liberar / libertar o sul de Ao Hasaka do ‘++dáesh++’ (acrônimo em árabe de Estado Islâmico) e restabelecer a segurança e a estabilidade”, segundo anunciou.

Fonte: Bol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *