Últimas

Hamas quer abrir novo capítulo de cooperação com o Irã

Cidade de Gaza, 18 fev (EFE).- Uma delegação do movimento Hamas fez uma visita de oito dias ao Irã para fortalecer as relações bilaterais após quatros anos de distanciamento, revelou o partido islamita palestino em comunicado oficial.

“A visita foi bem-sucedida e terminou na quarta-feira à noite”, diz a nota de imprensa, na qual se detalha que “a delegação teve uma série de reuniões com altos funcionários iranianos, entre eles Ali Larijani, presidente do Parlamento iraniano, e Ali Shamkhani, secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã”.

A delegação do Hamas, movimento que no passado recebeu abundante assistência financeira de Teerã, foi liderada por Mohammed Nasser, membro do Escritório Político do Hamas, acompanhado de Osama Hamdan, dirigente do Hamas em Beirute e Khaled Qadumi, seu representante em Teerã.

“A delegação viu que há um grande apoio iraniano à resistência e à Intifada na Palestina”, disse Hamdan no comunicado, e se mostra esperançoso de que esta visita “seja a abertura de uma nova página de cooperação com o Irã”.

Após quase uma década de boas relações, os laços entre Irã e Hamas esfriaram no final de 2011 porque o movimento islâmico palestino se manifestou a favor dos protestos na Síria contra o presidente sírio, Bashar al Assad, que é apoiado por Teerã.

Mais tarde, o Hamas abandonaria inclusive sua sede em Damasco para levá-la para o Catar.

Qadoumi ressaltou que a atmosfera nas reuniões foi “muito positiva” e revelou que “há preparativos” para impulsionar os laços com o Irã de modo que “sirvam ao povo palestino e a sua justa causa”.

A viagem da delegação islamita aconteceu em resposta a um convite de Teerã para participar das comemorações oficiais do 37º aniversário da revolução iraniana, para as quais também foram convidadas outras nove facções palestinas, entre elas Fatah, dirigida pelo presidente Mahmoud Abbas.

Fonte: Bol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *