Últimas

Lavagem das Escadarias do Rosário de Penedo atraí milhares ao tradicional ritual

Se depender dos adeptos das religiões de matriz africana e dos penedenses, a tradição da Lavagem das Escadarias do Rosário ainda vai continuar por muitos anos à frente. A procissão que simboliza a viagem de oxalá, seguiu pelas principais ruas de Penedo, indo ao encontro dos milhares que esperavam o belíssimo ritual acontecer no adro da Igreja do Rosário.

O cortejo das baianas e dos filhos de santo, puxado aos cânticos entoados pelo babalorixá Pai Bobô, saiu da Igreja Senhor dos Pobres, indo até o chamado Beco do Preguiça. Logo em seguida, o ritual tomou as escadarias da Igreja do Rosário, para com água de cheiro, rosas e calábrias, pedir muita paz e alegria.

“Diante de tanta violência, buscamos com o ritual pedir paz, purificação para o período de carnaval e pós festa. Tudo que vem com alegria, com boa vontade, deve ser bem recebido. O branco significa paz, alegria e purificação”, disse Pai Bobô.

O ritual tradicional da Lavagem do Beco da Preguiça e das Escadarias do Rosário, teve seu resgate histórico na primeira gestão do prefeito Marcius Beltrão. Como em anos anteriores, o gestor se fez presente na companhia da primeira dama Dalila Cabral.

“O nosso papel enquanto gestor, é respeitar as diversas culturas, buscar o resgate. Vivemos em sociedade, com diferentes crenças e pessoas. E todos merecem espaço. O mundo foi criado por um só Deus, o que nos difere, é a forma como buscamos chegar a ele. Então, estamos buscando valorizar a todos, em seus diferentes espaços. Parabéns aos envolvidos na organização da belíssima festa. Que todos que por aqui passaram, brinquem o carnaval com muita paz no coração e alegria”, finalizou o prefeito Marcius Beltrão.

Com o encerramento da cerimônia das Águas de Oxalá, o frevo e folia tomou conta do QG da Folia, entre à Praça Jacome Calheiros e a Marechal Deodoro. A prévia carnavalesca seguiu até às 02hrs da madrugada deste sábado (06).

 

 

Secom Penedo

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *