Últimas

Mais de 4 bilhões de pessoas ainda não têm acesso à internet no mundo

O Facebook publicou no último domingo, 21, seu tradicional relatório de conectividade global. Segundo os estudos da rede social, ao final de 2015, 43% da população de todo o mundo teve acesso à internet, o que significa um total que ultrapassa os 3,2 bilhões de pessoas.

Em relação à 2014, quando o número chegava a 2,9 bilhões, o aumento foi de pouco mais de 10%. Embora notável, o que o Facebook destacou em seu relatório não foi a quantidade de pessoas conectadas, mas sim a de pessoas ainda sem acesso à rede: 4,1 bilhões, o que corresponde a 57% da população mundial.

A empresa listou os quatro obstáculos que impedem que a internet chegue a mais pessoas no mundo: disponibilidade (infraestrutura necessária para o acesso à rede); acessibilidade (custo do acesso para populações mais pobres); relevância (um motivo para o acesso à rede, como conteúdo em um idioma nativo); e “prontidão” (capacidade individual de acesso, levando em conta cultura e a educação das pessoas).

Para ajudar a superar esses desafios, o Facebook anunciou uma parceria com a Universidade de Columbia, nos EUA, para produzir mapas que mostrem a distribuição da população em 20 países. “Esses dados nos darão uma compreensão maior de como as populações estão dispersas, de modo que governos possam priorizar investimentos em infraestrutura”, disse a rede social.

O relatório completo pode ser conferido aqui (em inglês).

Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *