Últimas

Merkel defende acordo nuclear com Irã antes de se reunir com Netanyahu

Berlim, 13 fev (EFE).- A chanceler alemã, Angela Merkel, defendeu neste sábado o acordo nuclear alcançado com o Irã diante das críticas de Israel, antes de sua reunião com o primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu, que na terça-feira presidirá em Berlim uma cúpula bilateral.

Em sua mensagem de vídeo semanal, Merkel assegura que o pacto com Teerã, que levou ao levantamento das sanções internacionais, não representa estar de acordo com o conjunto da política iraniana.

No entanto, considera que o acordo permite à comunidade internacional ter “uma melhor visão de conjunto, mais influência e mais transparência” sobre o dossiê nuclear.

Tudo isso, insiste, sem sermos “ingênuos” e acreditar que é a solução para todos os problemas. “É preciso vigiar o processo de forma estrita”.

Merkel afirma que falará do tema com Netanyahu em Berlim e ressalta a importância que a relação com Israel tem para a Alemanha. “Sempre teremos a responsabilidade pelo Holocausto; ele permanece e deve ser transmitido de geração para geração”, manifesta.

A de terça-feira será a sexta cúpula bilateral de ambos governos.

Após lembrar que Israel é uma democracia em uma região na qual essa forma de governo quase não existe, Merkel assume que há problemas que são necessários abordar, como a questão dos assentamentos israelenses e os obstáculos ao processo de paz na região.

Fonte: Bol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *