Microsoft registra patente de PC modular com componentes destacáveis

Da Redação do site Tudocelular.com.br

A Microsoft patenteou um “dispositivo de computação modular” que permitiria às pessoas montar os seus computadores desktop com os componentes exatos que eles querem, permitindo a substituição de certas peças, ao invés de forçar as pessoas a comprar PCs novos sempre que eles quiserem upgrades.

Como o tablet Surface tem pego algum impulso e levou ao lançamento de dispositivos similares da Google, Apple e Samsung, a marca Surface tornou-se mais valiosa dentro da Microsoft. Isso ajudou a Microsoft a ter um executivo inovador para a equipe desse produto — o vice-presidente corporativo Panos Panay. Em outubro, ele demonstrou com muito entusiasmo o Surface Book, o Surface Pro 4 e o Display Dock.

Não é, portanto, difícil imaginar que essa equipe viria com outras ideias inovadoras. Um dos autores da nova patente de desktop modular é o designer industrial sênior do Surface, Tim Escolin. O hardware modular, especificamente, tem sido uma área de interesse para a Microsoft, e a empresa recentemente veio também com o controle modular Xbox One Elite em parceria com a Scuf Computing.

Claro, se você montar um PC sozinho comprando as peças separadamente, isso faz dele “modular” no sentido de que você pode adicionar ou remover componentes, mas não é muito prático e exige algum conhecimento técnico para juntar as peças corretas – ou pagar alguém para isso. O dispositivo retratado nesta patente faz a ideia parecer bastante legal e até mesmo acessível.

O hardware é conectado a um display usando uma dobradiça e pode conter uma bateria removível, um processador, uma placa gráfica, memória, armazenamento, alto-falantes e um elemento de comunicação sem fio. Pode haver um componente de reconhecimento de gesto ou uma unidade de projeção holográfica (Olá, HoloLens!). Cada um desses componentes pode também ter as carcaças de proteção (imagem abaixo) que são conectadas magneticamente e são intercambiáveis.

Claro que o registro da patente não significa que a Microsoft de fato vai trabalhar nisso, mas é uma ótima notícia saber que essa possibilidade existe.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *