Últimas

Microsoft registra patentes para "Flyout Tiles" e "Interactive Tiles"

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Desde que inseriu o conceito das live tiles no Windows, a Microsoft vem procurando meios de otimizar ainda mais os blocos dinâmicos que já se tornaram uma marca de seu sistema. Após melhorar a forma como as informações eram exibidas, aumentar o nível de customização e até mesmo a taxa de atualização das tiles, diversos usuários aguardam agora uma interatividade maior, fazendo com que elas deixem de ser apenas um meio de informação e atalho e passem a realmente permitir o uso de seus aplicativos relacionados.

Agora, um novo indício de que a Microsoft planeja estas novidades para o futuro foi revelado, pois a casa de Redmond registrou as patentes “Flyout Tiles” e “Interactive Tiles”, que em tradução livre podem ser vistas como as tão esperadas “Tiles Explosivas” e “Tiles Interativas”. De acordo com o que pode ser encontrado nos documentos encaminhados pela companhia ao escritório de patentes dos Estados Unidos, diversos detalhes sobre o assunto já foram definidos, como o modo em que isto facilitará a vida dos usuários em diversos momentos.

Tiles explosivas

A primeira patente diz respeito às comentadas “tiles explosivas”, que eram esperadas para o Lumia McLaren mas acabaram nunca saindo do papel. Esta função inclusive já recebeu outras patentes semelhantes anteriormente, o que indica que a Microsoft pode estar tendo mais ideias do que o esperado para seu uso, buscando assim deixar tudo registrado para garantir sua propriedade intelectual no futuro.

Segundo demonstrado, a funcionalidade permitiria que você acessasse tiles ocultas ao realizar um gesto de zoom sobre determinado bloco dinâmico, lembrando que isto precisará contar com a participação do desenvolvedor responsável para que funcione, logo é esperado que apenas os apps nativos do sistema contem com a novidade em um primeiro momento. Vale notar ainda que esta função está relacionada às “listas de atalhos” inseridas há algum tempo no Windows 10, o que significa que a empresa encontrou ainda mais variações que podem ser trabalhadas.

Tiles interativas

Por último, mas não menos importante, temos uma nova confirmação de que a companhia trabalha com projetos para tiles interativas, permitindo assim que usuários controlem a execução de músicas, alternem entre páginas do calendário e muito mais diretamente do bloco presente em sua tela inicial. De acordo com a patente, contudo, esta novidade pode contar com ainda mais funcionalidades do que o esperado, sendo possível que o próprio usuário configure “sub-tiles” para um acesso rápido a determinadas ações.

Ainda não há qualquer previsão para que alguma das novidades registradas chegue ao Windows 10, sendo provável que tenhamos as primeiras grandes alterações apenas na atualização Redstone que supostamente chegará de maneira oficial aos desktops entre os meses de junho e julho. Até o momento, contudo, nenhuma das compilações liberadas pela Microsoft para membros do programa Insiders contava com tais mudanças, sendo necessário aguardarmos que a própria empresa se pronuncie para sabermos quanto tempo ainda demorará para termos as novas funções para as live tiles.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *