Últimas

Minecraft para Oculus vem aí! Zuckerberg aparece no Unpacked e anuncia novidades para VR

Da Redação do site Tudocelular.com.br

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, apareceu no evento Unpacked da Samsung, fazendo uma aparição surpresa no palco para falar sobre realidade virtual e elogiar a sua parceira sul-coreana. Ele enfatizou a importância da plataforma VR, “onde qualquer pessoa pode criar e experimentar qualquer coisa que quiser”. Acrescentou que por enquanto, ela é usada principalmente para jogos e que “isso está rapidamente evoluindo.”

Para exemplificar as potencialidades da realidade virtual para além dos jogos, Zuckerberg pediu para a plateia imaginar a possibilidade de fazer qualquer coisa sentados ao redor de uma fogueira com os amigos, a qualquer momento que quiserem fazer um encontro virtual.

É por isso que o Facebook está investindo tanto em VR, para que possamos entregar estas novas experiências sociais. VR vai ser a próxima plataforma social. E é por isso que estamos trabalhando com a Samsung.

O CEO também disse que a Samsung é a única fabricante capaz de produzir telas OLED na escala suficiente para fornecer a baixa persistência necessária para tornar a realidade virtual uma tecnologia popular.

Baixa persistência (do inglês low-persistence) significa que os painéis OLED exibem uma imagem para 2 milissegundos de cada quadro. A combinação da alta taxa de atualização (90 Hz), atualização global e a baixa persistência significa que o usuário terá experiências sem nenhum desfoque de movimento ou trepidação que seria percebido em um monitor normal.

Além disso, Zuckerberg citou que há cerca de 1 milhão de horas de vídeos assistidos em realidade virtual, enfatizando ainda mais que a tecnologia, ainda que incipiente, tem o potencial de se tornar bastante popular. E, claro, citou os vídeos 360º que o Facebook já suporta, mencionando que há mais de um milhão de pessoas conferindo esses conteúdos imersivos, e que existem mais de 20.000 vídeos 360 enviados à rede social.

Zuckerberg disse que o Facebook tem formado novas equipes com a Samsung para desenvolver a próxima geração de aplicativos sociais para VR. Mais engenheiros estão disponíveis para acelerar a tecnologia.

Como exemplo, ele disse que, nas próximas semanas, o Facebook iria entregar uma tecnologia chamada “streaming dinâmico” para o Gear VR. Esta tecnologia oferece vídeo de alta resolução para a área que os usuários estão olhando e baixa resolução para outras áreas, a fim de melhorar a qualidade e reduzir a largura de banda necessária para fornecer o vídeo.

Por fim, Zuckerberg disse que 200 apps de jogos já foram desenvolvidos para Oculus e que Minecraft estaria vindo para a plataforma VR. O famoso jogo já estava em planos para chegar ao óculos de realidade virtual há alguns anos, mas a compra da da empresa criadora do dispositivo pelo Facebook, por US$ 2 bilhões, desagradou o criador do Minecraft, que acabou cancelando o projeto. “O Facebook me assusta. Estávamos conversando em trazer ‘Minecraft’ para o Oculus Rift. Eu acabei de cancelar este projeto”, disse na época.

Porém, como sabemos, a Microsoft confirmou meses depois que comprou pela quantia de US$2,5 bilhões o estúdio de produção de games Mojang, que é o responsável pelo desenvolvimento do Minecraft. Agora que Zuckerberg confirmou o jogo para a plataforma do Oculus, só resta esperar pelo anúncio de quando os usuários poderão contar com essa novidade.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *