Últimas

Morre escritor Umberto Eco, afirmam jornais italianos

Escritor e filósofo italiano, de 84 anos, ficou famoso após lançar o romance “O Nome da Rosa”. Livro ganhou adaptação para o cinema que foi estrelada por Sean Connery. Eco lecionou nas maiores universidades do mundo.

O escritor italiano Umberto Eco morreu aos 84 anos nesta sexta-feira (19/02). De acordo com o jornal italiano La Repubblica, o falecimento do autor de O Nome da Rosa e O pêndulo de Foucault foi confirmado por seus familiares.

Filho de um contador, Eco nasceu na cidade de Alexandria em 1932. O filósofo e linguística se tornou mundialmente conhecido após a publicação do romance O Nome da Rosa, em 1980. Seis anos depois, a obra ganhou adaptação para o cinema e foi estrelada pelo ator Sean Connery.

Em 1988, Eco publica o romance O pêndulo de Foucault. Seu último livro foi lançado no ano passado. O Número Zero é uma crítica ao jornalismo sensacionalista. Além de romancista, o escritor seguiu carreira acadêmica e foi professor de semiótica na Universidade de Bolonha. Ele também lecionou em Yale, em Harvard e na Universidade Columbia.

Eco foi um dos intelectuais italianos mais conhecidos. Atualmente, era presidente da Escola Superior de Ciências Humanas da Universidade de Bolonha. As causas de sua morte não foram divulgadas.

CN/dpa/efe/ots

Fonte: Bol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *