Últimas

Morre escritora norte-americana Harper Lee, autora do best-seller O sol é para todos

Morreu nesta sexta-feira (19) a escritora norte-americana Harper Lee, 89 anos, que no ano passado voltou a chamar a atenção do mundo literário com o lançamento de Vá, coloque um vigia, sequência do clássico O sol é para todos (1960). A morte foi confirmada pela editora HarperCollins ao jornal New York Times. Pela idade avançada, ela vivia em uma casa de repouso e sofria de dificuldades visuais e auditivas.

O outro livro de Harper Lee era considerado um texto perdido pela autora, que decidiu publicá-lo mais de 50 anos depois do primeiro best-seller. Com O col é para todos, Harper Lee venceu vários prêmios, entre eles o Pulitzer. A obra, que trata sobre racismo e preconceito, vendeu mais de 40 milhões de cópias pelo mundo. Narra a história de um advogado que decide defender um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca. 

Nascida em 28 de abril de 1926 na cidade de Monroeville, no Alabama, a escritora recebeu, em 2007, a Medalha Presidencial da Liberdade dos Estados Unidos por suas contribuições à literatura. No filme biográfico Capote (2005), sobre o jornalista Truman Capote, a autora se torna personagem, interpretada por Catherine Keener. Ela já havia sido referenciada em outro filme sobre Capote, Other rooms (1995), além dos longas Infamous (2006) e TV scandalous me: The Jacqueline Susann story (1998).

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *