Últimas

Obama diz que nomeará alguém "indiscutivelmente" qualificado para Suprema Corte

RANCHO MIRAGE, EUA (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta terça-feira que a Constituição é clara sobre o processo de nomeação para a Suprema Corte e que ele planeja nomear alguém “indiscutivelmente” qualificado para o cargo.

“A Constituição é bastante clara sobre o que deve acontecer agora”, disse Obama em entrevista coletiva.

“Quando há uma vaga na Suprema Corte, o presidente dos Estados Unidos tem que nomear alguém. O Senado vai considerar a nomeação, e ou eles desaprovam o indicado ou o indicado é elevado à Suprema Corte.”

“Historicamente, isto não é visto como uma questão”, completou.

Os republicanos, que controlam o Senado, dizem que Obama deve adiar a nomeação de um substituto para a vaga do juiz conservador Antonin Scalia, que morreu no fim de semana, e deixar a escolha para o próximo presidente. Democratas dizem que é responsabilidade e direito do atual presidente fazer a indicação.

Os norte-americanos vão escolher um novo presidente nas eleições de 8 de novembro. Obama deixa o cargo em janeiro de 2017.

A morte de Scalia deixa o tribunal dividido igualmente entre juízes liberais e conservadores, num momento em que se prepara para decidir casos importantes sobre o aborto, direitos de voto e imigração.

Senadores republicanos, incluindo vários candidatos à reeleição em novembro, já disseram que não vão apoiar um candidato indicado por Obama.

(Reportagem de Jeff Mason)

Fonte: Bol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *