Pesquisadores alcançam taxa de transmissão de dados superior a 1 terabit

Pesquisadores da Universidade College London, na Inglaterra, conseguiram alcançar a maior taxa de transmissão de dados da história entre um único transmissor e receptor: 1,125 terabits por segundo.

“Para efeito de comparação é quase 50.000 vezes maior do que a velocidade média de uma conexão de banda larga no Reino Unido de 24 megabits por segundo. Para dar um exemplo, a taxa de dados que conseguimos permitiria todo o HD Game of Thrones série a ser baixado no prazo de um segundo”, explica o Dr. Robert Maher, um dos responsáveis pelo feito.

Para atingir o resultado, os cientistas utilizaram uma série de técnicas de processamento de sinal. São utilizados 15 canais diferentes para enviar os dados, cada um dos quais possui um sinal óptico de comprimento de onda diferente. Eles são modulados separadamente e, em seguida, combinados em um único sinal, chamado pelos pesquisadores de “um super canal”.

Do outro lado, um receptor com largura de banda alta recebe os dados com velocidade.
Durante os experimentos, a equipe conectou diretamente o transmissor ao receptor. Nas próximas etapas, a ideia é conectá-los usando fibra óptica, o que fará com que o sinal fique distorcido à medida que viaja.

Via Gizmodo 

Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *