Plataforma vai monitorar smartphones de taxistas para mapear serviço de redes móveis no Brasil

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Os taxistas atualmente utilizam seus smartphones no cotidiano para o seu trabalho, graças a aplicativos como o 99Taxis, e uma parceria de uma empresa com este app permitirá às teles obter uma leitura bastante detalhada dos serviços de telefonia no Brasil. A plataforma WebRadar vai obter dados desses dispositivos móveis, através de 50 mil eventos que são gerados a cada minuto pelos taxistas usuários do 99Taxis, e gerar um mapa de cobertura das operadoras durante o dia a dia.

Com isso, será possível identificar diversos problemas, como congestionamentos de rede, uma vez que a WebRadar poderá ver as informações de chamadas que não puderam ser completadas por falta de canal disponível. Outras coisas que poderá obter são quedas de chamadas; velocidade de dados; perdas de pacotes; identificação de fontes de interferência; e outras informações, somando ao todo mais de 150 indicadores.

Os motoristas de táxi não precisam se preocupar com sua privacidade, já que os dados serão tratados de modo anônimo e coletivo, e não individual; e também podem ficar tranquilos quanto ao consumo de seus dados, pois as informações serão enviadas pela 99Taxis, e não pelos motoristas.

Adriano Lima, CEO da WebRadar, falou sobre as vantagens desse novo modelo de análise em comparação com outros serviços de monitoramento de rede via crowdsourcing, como o OpenSignal.

No universo de táxis são informações 24 horas por dia, praticamente online. É impensável conseguir isso com um serviço de coleta de dados por veículos dedicados. O custo é muito menor, além de ter uma qualidade de dados infinitamente superior

O aplicativo de táxi vai receber uma remuneração da plataforma de coleta de dados e outras parcerias com apps de outros setores também devem ser feitas em breve. O 99Taxis é utilizado por cerca de 100 mil taxistas em 300 cidades brasileiras. Os dados gerados serão transformados em relatórios e enviados para as operadoras.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *