Últimas

Saiba como corrigir e se proteger do bug da data no iOS que inutiliza iPhones e iPads

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Apple está no centro de uma pequena polêmica envolvendo um bug que afeta seu sistema operacional móvel e que alegadamente inutiliza iPhones e iPads dos usuários que realizarem uma simples modificação no sistema da data do dispositivo, o que coloca ainda mais lenha na fogueira iniciada com as soluções da Apple liderando o ranking de sistemas mais vulneráveis de 2015.

Como vimos na matéria anterior, a nova falha descoberta afeta todos os dispositivos iOS que integram os chips Apple A7, A8, A8X, A9 e A9X, ou seja, toda a linha de 64 bits. O problema deriva do formato chamado “tempo Unix”, utilizado nos iGadgets e no qual a data 01 de janeiro de 1970 é o dia inicial, ou primeira data que pode ser aplicada no iOS. E os que realizarem essa alteração manualmente podem inutilizar o dispositivo.

Recuperando iGadgets afetados

A boa notícia é que há uma maneira de trazer o seu iPhone ou iPad de volta à vida. Inicialmente se acreditava que apenas removendo a bateria em uma assistência técnica seria possível ressuscitar o iGadget afetado, o que demandaria custo e dores de cabeça. Mas segundo novas informações não há razão para grandes preocupações, já que bastaria apenas descarregar completamente a bateria para que o dispositivo volte para a data atual.

Evitando que seu iPhone ou iPad seja afetado

Até que a Apple tome medidas oficiais para resolver o problema definitivamente, há uma solução alternativa para aqueles usuários que preferem não deixar que seu iPhone ou iPad fique vulnerável a uma possível brincadeira de mau gosto (aquele “amigo” que se acha no direito de travar seu aparelho em busca de uma resenha). Infelizmente, esse recurso só será útil para os usuários que realizaram Jailbreak.

O tweak BrickingDate é uma ferramenta encontrada em um repositório no Cydia que promete vacinar seu dispositivo iOS. O procedimento é muito simples, basta acessar a seção Fontes do Cydia, pressionar Editar e Adicionar. Na janela pop-up que será exibida você deve acrescentar a URL http://repo.ziph0n.com. A partir daí é só procurar a ferramenta BrickingDate e realizar a instalação como fazemos com qualquer aplicativo do Cydia. Desta forma, o dispositivo não mais permitirá que a data seja alterada manualmente para o “fatal” 1 de janeiro de 1970.

São alternativas que devem salvar alguns usuários até que a Apple decida resolver o problema oficialmente, o que deve ocorrer no próximo mês, quando teremos o lançamento do iOS 9.3 na versão final.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *