Últimas

Tribuna SBTpedia: Datena no SBT – Uma análise do boato que circula mais uma vez, por Gabriel Reis

Datena no SBT – Uma análise do boato que circula mais uma vez

Por Gabriel Reis* (gabrielviannareis@gmail.com)

 José Luiz Datena

No último dia 19 de fevereiro, mais uma vez o velho boato circulou: “Datena no SBT”. O que começou na coluna de José Armando Vannucci, logo foi replicado por outros portais (como o Bastidores da TV e o RD1. O que me chamou atenção, logo de início, é que a notícia é velha. Em 2015 o próprio Vannucci noticiou que Datena e Marcelo Rezende poderiam ir para a Anhanguera e em anos anteriores o próprio SBTpedia repercutiu entrevistas de Datena falando sobre o assunto (duas vezes: uma em 2012 e outra em 2013. Todas as negociações nunca se concretizaram.

Outro aspecto do texto de Vannucci que faz pouco sentido seria a justificativa da mudança e o que ela poderia trazer de benefícios ao SBT. O colunista afirma: “Aos mais próximos ele deixa escapar que o aborrecimento vem do fato da Band não pensar duas vezes para prejudicar o Brasil Urgente, tirando do ar ou reduzindo sua duração para exibir a Liga dos Campeões”. Bem, a Liga dos Campeões é hoje a maior audiência da Band, e nos dias de jogos, o “Brasil Urgente” recebe com uma audiência poucas vezes vista. O próprio Datena sabe disso. Na final da Supercopa da UEFA desta temporada, em que a Band vice-liderou na média geral, o próprio Datena dedicou todo o início de seu programa a competição europeia, mostrando a festa do título e abrindo espaço no “Brasil Urgente” para Neto e Téo José (que comandaram a transmissão na Band) falarem sobre a partida.


Em relação ao SBT, Vannucci afirmou: “Além disso, para o SBT, por exemplo, esta seria uma excelente solução para seu final de tarde e início de noite. Um telejornal mais popular, com certeza, jogaria melhor para o SBT Brasil, potencializando sua audiência e todas as possibilidades comerciais.” Quem está acompanhando a audiência das novelas mexicanas e viu as últimas investidas do SBT em jornais policiais no horário sabe que isso não é verdade. Nos últimos dez anos foram inúmeras as tentativas de se ter um jornal popular antes do SBT Brasil e todas elas fracassaram: o novo “Aqui Agora”, o “Boletim de Ocorrências”, o “SBT Notícias”, dentre outros. Além do mais, as mexicanas se encontram na melhor fase dos últimos anos. Ganharam mais espaço na grade e vem vencendo o “Cidade Alerta” sistematicamente. Em 27 de janeiro o RD1 publicou: “SBT espicha novelas mexicanas e atrapalha a vida de Marcelo Rezende”. No dia 15 de fevereiro, nova manchete no RD1: “Com Teresa, SBT impõe seu 7 a 1 alemão contra Marcelo Rezende”.


Uma ida de Datena para o SBT não é boa para ninguém. O SBT mexeria em um horário hoje acertado, e Datena, certamente, não teria o mesmo status que tem na Band, onde é a principal estrela do canal e ocupa horas na programação diária com o “Brasil Urgente”, tendo espaço inclusive para, eventualmente, fazer uma série de outras atrações que gosta como: programas de rádio, esportivos, transmissões de futebol, game shows, etc. 


*É graduando em Comunicação Social (Rádio e TV) pela Escola de Comunicação da UFRJ. Teve passagens pela TV Boas Novas e pelos canais Esporte Interativo, onde foi coordenador de programação. Atualmente escreve artigos de opinião às segundas-feiras no “SBTpedia”

Fonte: SBTpedia (www.sbtpedia.com.br)

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *