Últimas

UFPE procura voluntários para estudo sobre insônia crônica

Pessoas com insônia crônica estão sendo selecionadas para uma pesquisa do Departamento de Educação Física (DEF). O objetivo é avaliar o efeito adjuvante do exercício físico sobre os sintomas associados. Os interessados devem ter de 18 a 75 anos e apresentar sintomas relacionados a insônia, apresentando dificuldades para iniciar e/ou manter o sono e sensação de sono não reparador. Deverão ter disponibilidade de horário para comparecer duas vezes por semana à UFPE para realização do programa de exercícios. Não poderão participar pessoas que não forem diagnosticadas com insônia crônica, com restrições médicas à prática de exercícios físicos e com outras doenças crônicas que possam comprometer a análise da intervenção do exercício físico no estudo.

A triagem será realizada às segundas-feiras, nos dias 22 e 29 deste mês e 7 de março, das 7h às 11h, no Ambulatório de Sono, por ordem de chegada, limitado o número de atendimento a dez pessoas por dia. O ambulatório fica no 1º andar do HC, junto ao Ambulatório da Neurologia. Para o cadastro deverão ser apresentados os documentos de RG, CPF e comprovante de residência.

Os pacientes diagnosticados terão como benefícios as avaliações médica, física,  cognitiva, nutricional e a prescrição e acompanhamento de exercícios físicos por 12 semanas.O estudo é coordenado pelo professor André dos Santos Costa (DEF) e contará com a colaboração da médica Clélia Franco, do Ambulatório do Sono do Hospital das Clínicas, que realizará as triagens iniciais juntamente com a médica Sofia Neves.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *