Unicamp oferece vaga de residência médica em dermatologia

Agência FAPESP – A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) lançou edital inédito de Acesso Direto ao Programa de Residência Médica em Dermatologia. Na proposta, após a residência de três anos na FCM, o médico dermatologista deverá desenvolver um projeto de pesquisa de pós-graduação na Universidade Federal de Roraima, em Boa Vista, pelo mesmo período.

A medida integra o Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas do Ministério da Saúde e visa atender regiões do país, carentes desses especialistas pelo Sistema Único de Saúde.

“Nossa proposta é tornar a FCM um facilitador no processo de interiorização de especialistas pelo Brasil, onde a necessidade é mais evidente. Dos 27 estados brasileiros, apenas Roraima, Acre, Amapá e Rondônia não possuem subsedes da Sociedade Brasileira de Dermatologia”, explicou o coordenador do projeto, Paulo Eduardo Neves Ferreira Velho, à Assessoria de Relações Públicas e Imprensa da FCM.

Ainda de acordo com Paulo Velho, embora a distribuição de especialistas não seja uma responsabilidade direta da universidade pública, a academia pode e deve ser inovadora em auxiliar o governo a atingir tal objetivo.

A iniciativa tem como estratégia proporcionar equidade na formação e na distribuição de profissionais. “A Unicamp está inovando na tentativa de ajudar a saúde pública do Brasil. Este é o primeiro projeto piloto para suprir uma necessidade de especialistas em lugares onde hoje eles não existem, no âmbito do SUS. Pretendemos propor esse tipo de modelo para outras áreas da residência médica”, afirmou o diretor da FCM, Ivan Felizardo Contrera Toro.

Mais informações podem ser obtidas no site do Processo Seletivo Dermatologia Compromisso Social www.residencia2016.fcm.unicamp.br/residencia/dcs/.

Fonte: Rede Notícia www.redenoticia.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *